Economia

Mercado de streaming da China atinge cerca de US$ 30 bilhões em 2020

No dia 18 de maio, foi realizada em Xangai a Cúpula Anual da Indústria de streaming da China de 2021. De acordo com um relatório divulgado na cúpula, o tamanho do mercado de streaming da China em 2020 atingiu RMB 193,03 bilhões (US$ 29,98 bilhões), a renda oriunda de doações de seguidores na forma de dinheiro ou moedas da plataforma, foi responsável por 75% da receita da indústria.

No final de 2020, o número cumulativo de contas de streamers passou de 130 milhões (com base em dados agregados de 23 plataformas), dos quais o pico médio diário de novas contas de streamers foi de 43.000. Streamers são pessoas que fazem transmissão de vídeos ao vivo.

O Relatório menciona que, em termos de distribuição etária, streames na faixa de 24-30 anos representam quase 40% do total. Em termos de distribuição geográfica, eles estão concentrados principalmente em cidades acima da terceira. Em termos de renda, a maioria deles ganha em torno de RMB 3.000-5.000 por mês.

Em termos de usuários que fazem transmissão ao vivo, o tamanho deles atingiu 617 milhões em 2020, representando 62,4% do total de internautas da China. Em relação à lives de e-commerce, os usuários que praticam a atividade estão crescendo rapidamente, atingindo 388 milhões em 2020. Na distribuição da duração de visualização per capita dos internautas, o grupo que assiste em torno de 1-2 horas representa a maioria, respondendo por 33,4%; o grupo que assiste em torno de 0,5-1 horas responde por 26,7%.

Plataformas de Streaming da China

Atualmente na indústria de transmissão ao vivo, existem cerca de 20 principais plataformas, com a sede delas concentradas em Pequim, Xangai, Guangzhou, Shenzhen, Wuhan e outras cidades de primeira e segunda linha, das quais, TikTok, Kwai, YY e Momo representam mais de 65% do tamanho total do mercado.

A partir do final de 2020, a China tem um total de 9 plataformas do setor listadas, além disso as maiores plataformas JOYY Inc, Momo, Huya, DouYu e BiliBili tiveram um aumento de 29,67% na receita total em relação ao ano anterior.

Empregabilidade do setor

Em novembro de 2020, o Instituto de Pesquisa de Empregabilidade da Universidade de Renmin, divulgou o Relatório de Pesquisa de Emprego da Indústria de Cultura Digital (2020), revelando que o emprego total nos quatro setores típicos da indústria de cultura digital da China de jogos, esportes eletrônicos, transmissão ao vivo e literatura virtual é de cerca de 30 milhões. O setor de transmissão ao vivo está em um período de rápido crescimento, criando 10,2 milhões de empregos gerais e cerca de 4,5 milhões de vagas mais raras e específicas.

 

Fonte: 21st Century Business Herald