Tecnologia

Médicos chineses implantam o menor “coração artificial” do mundo em paciente

A Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong (HUST, sigla em inglês), publicou nesta terça-feira (5), que um paciente está em bom estado mental e realizando os demais tratamentos de recuperação pós cirúrgico, após receber um coração artificial devido a insuficiência cardíaca grave e irreversível no dia 14 de março deste ano. O paciente é do sexo masculino e tem 58 anos. 

 O coração artificial não é um substituto do coração humano, mas uma pequena “bomba” que ajuda o coração humano a funcionar corretamente, substituindo parcial ou totalmente os ventrículos por cirurgia de implante. É dividido em dois tipos: in vivo e in vitro. Ambos são adequados para o tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca terminal. O coração artificial in vitro é usado principalmente para ganhar tempo para pacientes que podem receber cirurgia de transplante cardíaco a curto prazo. O coração artificial in vivo é usado principalmente para substituir a função cardíaca a longo prazo. O coração artificial implantado pelo Sr. Chu pertence a segunda opção.

 De acordo com o médico, além de precisar levar um pacote de energia sempre junto por 24 horas e tomar medicamentos anticoagulantes, o paciente retornará à vida normal em breve. Atualmente, o paciente já entrou com sucesso na fase de reabilitação e será liberado em breve.

O coração artificial centrífugo de levitação magnética ultrapequeno implantado também é chamado de sistema de assistência ventricular esquerda CorHeart 6, que pertence à terceira geração de dispositivos de assistência ventricular, com direitos de propriedade intelectual independentes. O diâmetro do corpo da bomba é de 34 mm, a espessura é de 26 mm, o peso é de 90 gramas, como o tamanho de uma noz, o menor tamanho do mundo e o peso mais leve do coração artificial centrífugo de suspensão magnética. Atualmente, o professor acadêmico Hu Shengtao do hospital de Fuwai lidera os ensaios clínicos.

 “A vantagem da bomba centrífuga da levitação magnética é boa compatibilidade do sangue, baixa destruição dos glóbulos sanguíneos, tamanho pequeno para o paciente, dano relativamente pequeno, adaptável a maioria dos tipos de população,” informou a equipe do Hospital da Faculdade de Medicina da União de Pequim.

Comparada com as tecnologias internacionais, o ritmo de inovação da tecnologia artificial da China também está acelerando. Como por exemplo, o CH-VAD que já está sendo comercializado no mercado, é o menor dispositivo de assistência do ventrículo esquerdo com levitação magnética. O CorHeart 6 pode ser usado em pacientes de baixo peso, até mesmo nas crianças.

Atualmente, o coração artificial de levitação magnética precisa ser melhorado, incluindo a implementação de um sistema de acionamento totalmente embutido etc. O bombeamento artificial do coração da levitação magnética é principalmente adstração, na esperança de produzir um fluxo sanguíneo pulsativo consistente com seu próprio pulso cardíaco e mais de acordo com a fisiologia; é necessário reduzir ainda mais o volume e desenvolver produtos para crianças e até mesmo bebês. É necessário otimizar ainda mais o tipo de implante para tornar o procedimento mais simples e menos invasivo.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome