A maior plataforma de produção de petróleo offshore da Ásia, Enping 15-1, foi colocada em operação na bacia da foz do Rio das Pérolas (PRMB, sigla em inglês) na província de Guangdong, no Sul da China, anunciou a China National Offshore Oil Corp (CNOOC) na quarta-feira (7).
A plataforma, de cerca de 160 metros de altura e pesando mais de 30 mil toneladas, é a maior plataforma petrolífera offshore com mais equipamentos e as funções mais completas da Ásia, disse seu operador CNOOC.
Deng Changhong, gerente-geral-adjunto da filial da CNOOC Shenzhen, disse que os trabalhadores poderiam garantir a operação suave e segura do campo petrolífero por controle remoto na plataforma em caso de tufão.
O primeiro projeto CCUS offshore da China
A plataforma Enping 15-1 faz parte do grupo de campos petrolíferos Enping 15-1, que implantou o primeiro projeto de captura, utilização e armazenamento de carbono offshore (CCUS) do país.
O CCUS é o processo de captura de dióxido de carbono de gases residuais industriais ou da atmosfera e seu armazenamento para uso futuro.
Zhang Lin, gerente de produção do campo de petróleo CNOOC Enping, disse que a instalação capturaria o dióxido de carbono produzido do campo de petróleo e depois o armazenaria na formação submarina.
Isso ajudaria a atingir a emissão zero de dióxido de carbono e preencheria a lacuna da tecnologia de armazenamento de dióxido de carbono offshore na China, disse Zhang.
Estima-se que o projeto seja capaz de armazenar 1,5 milhão de toneladas de dióxido de carbono, o que equivale a plantar quase 14 milhões de árvores, ou parar o uso de quase um milhão de carros, acrescentou Zhang.
Fonte: The Paper