Tecnologia

​​Primeira plataforma petrolífera offshore da Ásia, ‘Haiji-1’, entra em operação

​​Primeira plataforma petrolífera offshore da Ásia, 'Haiji-1', entra em operação

A Haiji-1, a primeira plataforma de 300 metros de profundidade da Ásia, construída pela China, começou a operar em áreas offshore do Sul do país, simbolizando um novo modelo na exploração de petróleo e gás em águas profundas, informou a Companhia Limitada Nacional de Petróleo Submarino da China (CNOOC, sigla em inglês), o maior produtor de petróleo e gás offshore do país, nesta segunda-feira (3).

A Haiji-1, localizada na bacia da Boca do Rio das Pérolas, no sul da província de Guangdong, tem uma altura total de até 340,5 metros e pesa até 40.000 toneladas, estabelecendo novos recordes da plataforma de produção de petróleo offshore da China.

As estruturas, chamadas de jaquetas, são fixadas no fundo do mar para apoiar as instalações de produção de petróleo e gás offshore. Antes do Haiji-1, a China tinha mais de 300 estruturas offshore, mas todas trabalhando a um nível de água de menos de 200 metros.
Haiji-1, primeira plataforma petrolífera offshore da Ásia“A Haiji-1 foi projetada para suportar as piores condições do mar em um século. Nossa equipe superou uma série de desafios, incluindo fortes ondas internas no Mar do Sul da China, ondulações de areia gigante e cristas de areia no fundo do mar, e o posicionamento preciso de uma estrutura gigante sob a água. Muitas tecnologias foram adotadas pela primeira vez e nosso projeto, fabricação, manutenção da operação e capacidade de gerenciamento foram melhorados de forma integral”, disse Wu Yiming, gerente geral dos campos petrolíferos da Lufeng, CNOOC.

Haiji-1

“Muitas tecnologias foram adotadas pela primeira vez e nosso projeto, fabricação, manutenção da operação e capacidade de gerenciamento foram melhorados de forma integral”.

Deng Changhong, gerente geral adjunto da filial de Shenzhen da CNOOC, disse que o “Haiji-1 é a primeira jaqueta fixa de 300 metros de profundidade da China. Em forte contraste com sistemas anteriores de produção subaquática usados por campos de petróleo e gás similares, desfruta das vantagens de baixo investimento em desenvolvimento, baixo custo de produção e alta taxa de localização”.

“Sua operação bem-sucedida abre um novo caminho para que a China desenvolva seus recursos de petróleo e gás em águas médias e profundas de forma eficiente e frugal”.
Haiji-1
Em 2012, a primeira sonda de perfuração semissubmersível ultra profunda de sexta geração da China, projetada e construída de forma independente, entrou em operação. Em 2021, seu primeiro campo de gás ultra profundo autogerido Shenhai-1 iniciou a produção.

“Nos últimos 10 anos, a CNOOC desenvolveu 11 campos de petróleo e gás nas águas profundas do norte do Mar do Sul da China, incluindo o Liwan 3-1 e o Liuhua 16-2. A produção de petróleo e gás em águas profundas ultrapassou dezenas de milhões de toneladas, tornando-se uma garantia vital para a segurança energética nacional”, disse Zhao Chunming, gerente-geral do departamento de exploração da CNOOC.

O CNOOC conta agora com 66 plataformas de navios de todos os tipos em águas profundas, incluindo 15 operando em uma profundidade de água de 1.500 metros.

Sun Fujie, vice-presidente da CNOOC, disse à CMG que “a China é agora capaz de desenvolver independentemente equipamentos de engenharia de petróleo e gás offshore dentro de 300 metros de profundidade”. Nossa tecnologia de equipamentos de engenharia de petróleo e gás em águas profundas, cultivados em casa, tornou-se gradualmente líder mundial”.
produção da plataforma petrolífera offshore da Ásia, 'Haiji-1'
“No próximo passo, nos concentramos no desenvolvimento de instalações técnicas fundamentais, como sistemas de produção de petróleo e gás em águas ultra profundas, e dispositivos de armazenamento e descarga de produção flutuante cilíndrica”.

A instalação bem-sucedida indica que a tecnologia chave da China e sua capacidade de instalação em jaquetas fixas ultra grandes em águas profundas atingiu o nível de classe mundial, o que promoverá o armazenamento e a produção de petróleo e gás offshore.

A Haiji-1 começará com uma produção diária de 2.700 toneladas e depois aumentará para 5.000 toneladas após a conclusão de todos os poços de petróleo.

Fonte: ST.DAILY; XINHUA