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Maior plataforma de viagem da China, Trip.com Group, realiza IPO

A Trip.com Group (antiga Ctrip, maior plataforma de viagem da China) foi oficialmente listada na Bolsa de Hong Kong, nesta segunda-feira, 19 de abril. Na abertura de capital, o preço de emissão da Trip.com foi de HK$ 268 (US$ 34,51), e o preço no mercado registrou HK$ 281 (US$ 36,18), 4,8% a mais, com um valor total de mercado de HK$ 170 bilhões (US$ 21,89 bilhões).

Segundo o prospecto, a receita da Ctrip para o período de 2018 a 2020 é de 30,96 bilhões de yuans (US$ 4,76 bilhões), 35,66 bilhões de yuans (US$ 5,48 bilhões) e 18,31 bilhões de yuans (US$ 2,81 bilhões), respectivamente. A receita da empresa caiu quase pela metade de 2019 para 2020, 49%.

Em maio de 1999, Liang Jianzhang, Qi Ji, Shen Nanpeng e Fan Min fundaram juntamente a Ctrip em Xangai, inserindo pela primeira vez da história a tecnologia OTA (Over-the-Air Technology) no mercado chinês.

Em 2003, após a pandemia do SARS, a Trip.com realizou o seu primeiro IPO na bolsa de valores dos EUA, e agora, 18 anos depois, a Trip.com enfrenta a mesma situação na abertura de capital, uma nova pandemia que impacta gravemente em seus negócios. O prospecto mostra que a receita da Trip.com em 2020 foi de 18,31 bilhões de yuans (US$ 2,81 bilhões), quase diminui pela metade comparado com o ano anterior. Além disso, o setor recebe novos entrantes, como a Meituan que é principalmente uma plataforma de delivery, com o crescimento da empresa, ela está investindo em um grande ramo de mercados como o turismo.

 

As fusões e aquisições foram o principal modelo de crescimento da Trip.com Group no início

De acordo com as estatísticas da comunidade de investimentos constataram que na última década, A Trip.com liderou e incentivou até 10 casos de aquisição e fusão, e entre 2014 e 2015 foi considerado um ano de investimento da Trip.com. Esse período também foi os dois primeiros anos do retorno de Liang Jianzhang, e a empresa estava lutando para sair da situação passiva de diminuição dos lucros e desaceleração do crescimento, e estava esforçando ativamente em investimentos e fusões/aquisições.

A cadeia da indústria do turismo é extensa, cada elo como alimentação, hotel para transporte pode pode dar origem a uma grande empresa. Se dissermos que antes de 2014, a estratégia de investimento da Trip.com era cobrir todos os elos da cadeia; então, depois de 2014, sua estratégia transformou para adquirir empresas líderes menores que combinam altamente com seu próprio negócio, mas que são diferentes uns dos outros. Isto pode não apenas conter os concorrentes que estão crescendo no setor, mas também compensar as deficiências de seu próprio negócio principal.

Uma das maiores aquisição, foi a aquisição da Qunar.com (antes era pertencente da Baidu) em outubro de 2015, a Trip.com concluiu uma troca de ações com a Baidu, oferecendo uma participação de 25% da empresa em troca de uma participação de 45% da Qunar.com. Até hoje, a Baidu continua sendo seu maior acionista, apesar de ter vendido uma participação majoritária na Trip.com. De acordo com o prospecto, a participação da Baidu na Trip.com é de 11,5%.

Com a aquisição das plataformas eLong e da Qunar.com, a Trip.com eliminou os seus grandes concorrentes e unificou o setor online do turismo. O volume da receita em reservas de acomodações, emissão de passagens de transporte, férias de viagem e gerenciamento de viagens têm subido cada vez mais ao longo dos anos.

 

 

Fonte: Zaker; Conta pública no WeChat: Tian Tian IPO, autor: Zhou Jiali, Xu Xiaoqian