Por volta das 9:00 do horário de Pequim, do dia 29 de março, o maior navio cruzeiro 100% elétrico do mundo, o “Três Gargantas do Rio Yangtze 1”, fez sua viagem inaugural, partindo do Zigui New Port Terminal, na cidade de Yichang.
O cruzeiro elétrico é investido e construído em conjunto pela Yangtze Power, uma subsidiária do Grupo Três Gargantas (CTG), e pelo Hubei Three Gorges Tourism Group, uma subsidiária do Grupo de Desenvolvimento da Cidade de Yichang.
É um navio de alta tecnologia, projeto de pesquisa científica do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, e um projeto piloto do Ministério de Transportes.
Comparado com os navios de cruzeiro tradicionais, o “Três Gargantas 1” é movido por energia hidrelétrica limpa, que pode substituir cerca de 530 toneladas de combustível e reduzir as emissões de gases nocivos em mais de 1.600 toneladas por ano. É um navio verde que realmente consegue ser “zero poluição e zero emissões”.
O navio tem 100 metros de comprimento e 16,3 metros de largura, e foi projetada para transportar 1.300 passageiros. Sua fonte de energia são 15 baterias independentes com uma capacidade total de cerca de 7.500 kWh, o que equivale à capacidade de bateria combinada de mais de 100 veículos elétricos, e pode percorrer cerca de 100 quilômetros a uma velocidade de 16 km/h.
A doca onde o Três Gargantas 1 atraca possui um equipamento de carregamento, que pode ser totalmente carregada em 6 horas. O fornecimento de energia vem de água limpa corrente do rio.
Fonte: IT Home