Cultura

Macau celebra 23º aniversário de retorno à China

23º aniversário de retorno à China

A Região Administrativa Especial (RAEM) da China, Macau, realizou na terça-feira (20) uma cerimônia de hasteamento da bandeira e uma recepção para marcar o 23º aniversário do retorno de Macau à pátria e do estabelecimento da RAEM.

Na recepção, Ho Iat Seng, chefe executivo da RAEM de Macau, apelou por mais esforços para manter o princípio “Um País, Dois Sistemas” e promover o desenvolvimento estável e saudável da RAEM na nova era.

Em seu discurso, Ho disse que a economia de Macau, a subsistência de seu povo e o emprego local haviam sido severamente afetados nos últimos três anos em meio a surtos recorrentes da COVID-19.

“Com a forte liderança e apoio do governo central, o governo da RAEM sempre aderiu à política nacional de prevenção de epidemias, priorizando a segurança e saúde das pessoas e unindo todos os setores da sociedade”, disse ele.

23º aniversário de retorno à China
Segundo o chefe executivo, o governo da RAEM havia lançado várias rodadas de medidas de alívio financeiro para estabilizar a economia, salvaguardar o emprego local e aliviar as dificuldades da população nos últimos três anos.

O gasto real para manter o bem-estar regular dos residentes de Macau foi de cerca de 68,3 bilhões de patacas–nome da moeda local–, (US$ 8,5 bilhões), e o gasto real para fornecer assistência financeira em resposta à pandemia foi de cerca de 32,3 bilhões de patacas, resultando em um gasto total de aproximadamente 100,6 bilhões de patacas, disse Ho.

Em seu discurso, Ho também falou sobre o esforço do governo da RAEM para aderir ao Estado de direito, salvaguardar efetivamente a segurança nacional e melhorar continuamente a qualidade geral e o padrão de governança em Macau.

O governo da RAEM trabalhou para assegurar a firme implementação do princípio de “patriotas que governam Macau” e facilitou emendas à Lei de salvaguardar a segurança de Macau, disse ele.

O chefe executivo destacou os esforços da RAEM para se integrar mais proativamente no plano geral de desenvolvimento nacional, acrescentando que o Segundo Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social da Região Administrativa Especial de Macau havia sido publicado para se alinhar de forma abrangente com a estratégia de desenvolvimento nacional.

23º aniversário de retorno à China
Olhando para 2023, Ho disse que o governo da RAEM responderia aos últimos desenvolvimentos relacionados à epidemia para otimizar as medidas de prevenção conforme apropriado e implementar as 20 medidas ajustadas e as 10 novas medidas anunciadas pelo conselho estadual.

De acordo com a orientação política geral, Macau efetivamente aproveitaria as oportunidades decorrentes do desenvolvimento nacional, faria bom uso das políticas e medidas introduzidas pelo governo central em apoio ao desenvolvimento de Macau, na promoção da recuperação econômica, melhoraria ativamente a subsistência das pessoas, resolveria os conflitos e problemas profundamente enraizados no desenvolvimento econômico e social e se integraria melhor ao plano geral de desenvolvimento nacional, disse Ho.

A recepção foi realizada pelo governo da RAEM e ocorreu no Complexo de Plataformas Comerciais e de Serviços Comerciais dos Países de Língua Chinesa, com mais de 350 participantes, incluindo funcionários do governo.

Antes da recepção, uma cerimônia de hasteamento da bandeira foi realizada na Praça Flor de Lótus por volta das 8:00 horas da manhã.

Fonte: Diário do Povo