Tecnologia Economia

Huawei desenvolverá 3 marcas de carros com empresas do mercado automobilístico da China

O presidente rotativo da Huawei, Xu Zhijun, informou, em 12 de abril, na Conferência Global de Analistas (Global Analyst Summit), que a empresa está atualmente trabalhando com três parceiros automotivos para criar três novas submarcas de carros. Os parceiros são BAIC (Beijing Automotive Group), Changan Auto e GAC Group (Guangzhou Automobile Group). Ao mesmo tempo, foi revelado que carros baseados nas tecnologias de informação e comunicação (TIC) da Huawei serão gradativamente lançados no quarto trimestre deste ano.

O recém-lançado sedan αS do ARCFOX, subsidiária da BAIC, virá com soluções TIC desenvolvidas pela Huawei. Os nomes das marcas relativos à parceria com a Changan Auto e GAC Group ainda não foram confirmados, entre eles, o carro de direção autônoma de nível L4 da GAC programado para ser lançado somente em 2024.

Xu Zhijun enfatizou novamente o papel de Huawei como fornecedor de automóveis e não de fabricar carros. Ele explicou: “A Huawei tomou esta decisão após anos de análises, na criação do laboratório de redes de automóveis sob o departamento especial do ‘Laboratório 2012’, não havia nenhum conceito de carros inteligentes, apenas o conceito de carros elétricos, com o aprofundamento da pesquisa, transformou de carros elétricos para carros autônomos, de 2012 até agora, a indústria automotiva passou por enormes mudanças, especialmente após o surgimento dos carros de inteligência artificial que trouxeram grandes mudanças. Originalmente desenvolvemos os sistemas elétricos, e no final, descobrimos que na verdade eram motoristas que precisaríamos desenvolver”.

Xu Zhijun também disse que, nos últimos anos, teve um profundo intercâmbio com quase todos os presidentes de fabricantes de automóveis e aprendeu que a indústria automotiva precisa mais da tecnologia TIC do que um automóvel da marca Huawei. “Assim, em 2018, determinamos que não construiríamos carros e só capacitaremos a indústria automotiva, e esta decisão não mudará nem mesmo agora”, afirmou.

Ele também revelou que no campo automotivo, a Huawei criará um modelo “HUAWEI Inside.”A unidade de negócio de carro inteligente é o nosso investimento chave na indústria, com capacidades completas como vendas e entrega”, disse. “Este ano, investiremos mais de US$ 1 bilhão em P&D de componentes de carros inteligentes, e se tivermos US$ 10.000 em receita por veículo por ano, isso já é o suficiente para nós.”

Ele afirmou ainda que “no momento, os nossos componentes foram gradualmente introduzidos no mercado e cada vez mais carros estão usando. Os carros do modelo ‘HUAWEI Inside’, serão intensivamente exibidos no próximo salão de automóveis de Xangai, possibilitando uma experiência de autocondução ao público”.

 

 

Fonte: 21st Century Business Herald