Tecnologia

Guangdong, Shenzhen e Hong Kong projetam rota de maglev com velocidade de 650 km/h

Rota de maglev
Fonte da imagem: Li Ziheng/ Xinhua

Guangzhou, Shenzhen e Hong Kong estão planejando e projetando uma rota de maglev com uma velocidade de 650 km/h. Atualmente, existem quatro propostas de rota, todas reservadas para extensão ao norte até o Aeroporto de Baiyun em Guangzhou e ao sul até Kowloon, em Hong Kong.

A densidade de fluxo de passageiros do eixo principal de Guangzhou, Shenzhen e Hong Kong atingirá 260 milhões de pessoas em 2035, com uma lacuna de capacidade de cerca de 40 milhões de pessoas. Um novo projeto de alta velocidade para atender às demandas de transporte de Guangzhou, Shenzhen e Hong Kong, e as ligações de fluxo de passageiros entre os centros das oito principais cidades também precisam de canais de alta velocidade para resolver os problemas causados pelo desenvolvimento urbano desequilibrado.

Chen Xiangsheng, membro da Academia de Engenharia da China, explicou que o eixo principal de Guangzhou, Shenzhen e Hong Kong está localizado no corredor da indústria intensiva em conhecimento mais desenvolvido e densamente povoado da Grande Área da Baía. Em 2017, a densidade de fluxo de passageiros era de 109,63 milhões de pessoas, já tendendo à saturação.

Fonte: Guanghuawang
Imagem principal: Li Ziheng/ Xinhua