Nos últimos dois dias, vídeos de idosos com mobilidade limitadas e com dificuldades em usar tecnologias modernas como pagamentos online, transferências online, reconhecimento facial, entre outros, viralizaram na internet, mostrando as dificuldades extremas desta população com as tecnologias que deviam trazer praticidade. Esse fenômeno chamou a atenção do governo chinês e em menos de uma semana, o Escritório Geral do Conselho de Estado da China anunciou o “Plano de Implementação de Soluções Práticas para as Dificuldades dos Idosos na Utilização de Tecnologias Inteligentes”. O programa contém soluções claras para os variados problemas encontrados pelos idosos na utilização de dispositivos inteligentes.
Melhorar os “Códigos QR de saúde” para facilitar a circulação de idosos
As localidades não podem utilizar o “código de saúde” (criado para monitorar a disseminação do coronavírus) como o único documento credencial para a circulação de pessoas. Devem ser criadas “passagens sem códigos de saúde” para pessoas idosas que não usam smartphones.
O programa propõe que em áreas com baixo risco de covid-19, com exceção de locais especiais como aeroportos, estações ferroviárias, portos de entrada e saída e dentre outros, geralmente não há necessidade de scanear o “código de saúde”.
Quando a verificação é necessária, o programa propõe melhorar a gestão do “código QR de saúde” facilitando o acesso dos idosos. As informações relacionadas ao covid-19 devem ser automaticamente integradas no Código QR através de meios técnicos, e seu funcionamento deve ser simplificado para torná-lo adequado para uso por pessoas idosas. A interoperabilidade nacional e o reconhecimento mútuo dos códigos QR de saúde continuarão a ser promovidos para facilitar o movimento de pessoas idosas através das províncias.
Manter o direito dos idosos entrarem em transporte público acenando para o motorista e priorizar esse público nos aplicativos como 99 e Didi
É necessário otimizar o software de reserva de carros, adicionar uma função de “chamada com um só click” e dar prioridade ao envio de carros para pedidos de idosos.
Com a popularidade de pedir viagem online, é cada vez mais difícil conseguir motoristas acenando para um táxi. Em resposta ao problema do transporte diário dos idosos, o programa propõe otimizar os serviços de táxi para idosos, manter o serviço de acenar ao táxi e melhorar a taxa de conexão telefônica para serviços de taxi por telefone.
Os hospitais têm de fornecer múltiplos canais de fila para garantir um certo número de senhas para idosos
Com relação às questões de cuidados médicos diários que preocupam os idosos, o programa propõe que as instituições médicas e empresas relacionadas melhorem as diversas formas de marcar consultas, tais como telefone, Internet e consultas no local, e abrir canais para os membros da família, parentes e amigos marcar consultas em nome dos idosos.
Além disso, é importante que as instituições médicas forneçam uma certa porcentagem de senhas no local, retenham janelas de serviço manual para registro, pagamento de taxas, impressão de relatórios de testes. Prevê-se também que sejam preparados guias para os idosos com voluntários e assistentes sociais.
Retenção dos serviços financeiros tradicionais e não-recusa de dinheiro
Com relação ao consumo diário, o programa propõe que nenhuma entidade ou indivíduo pode recusar o pagamento em dinheiro. Os serviços presenciais devem ser melhorados e os locais de consumo de alta frequência pelos idosos, como varejo, restaurantes, shopping centers e parques, devem fornecer pagamentos em dinheiro.
Serviços públicos para pagamentos de conta como água, eletricidade, gás e taxas administrativas, devem fornecer pagamentos em dinheiro e cartão.
Promover instituições financeiras, instituições de pagamento não bancárias (Alipay, por exemplo), plataformas de compras on-line, etc. para otimizar os processos de registro de usuários, vinculação de cartões bancários e pagamento. É necessário criar aplicativos bancários adequados aos idosos, com modelos de formatos da letra grande, áudios, idioma locais (cantonês, por exemplo) e versões simples, devem fornecer também medidas técnicas para proteger a segurança dos pagamentos online de idosos.
Instituições devem autorizar que a família e amigos concluam serviços em nome idosos
O programa propõe otimizar a aplicação de “Internet + serviços governamentais”, as plataformas de serviços governamentais em todos os níveis devem ser equipadas com funções como agentes autorizados que são amigos ou parentes para concluir os serviços online para a conveniência de pessoas idosas que não usam ou não sabem como operar smartphones.
Os canais offline necessários também devem ser implementados e colocados em prática. Salas de escritório e instalações de serviços comunitários integrados devem ser equipadas com atendentes e janelas de recepção no local devem ser montadas para dar prioridade às pessoas idosas com serviços compilados em apenas um ponto.
Cada região e cidade da China deve implementar essas medidas para facilitar o acesso aos idosos
O programa é bem claro quanto às soluções para os diversos problemas encontrados pelos idosos. Espera-se que estas medidas sejam implementadas o mais rápido possível, a fim de atender às necessidades urgentes dessa parcela da população.
Em alguns lugares, além de promover os serviços inteligentes, foram mantidas medidas de acesso manual aos serviços, trazendo conveniência para aqueles que não usam dispositivos inteligentes e para os idosos.
Fonte: china.com; CCTV News