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Projeto de ex-funcionários da Tencent, jogo ‘Black Myth: Wu Kong’, viraliza na internet

Desde a semana passada, um vídeo de 13 minutos de um jogo chamado ‘Black Mith: Wu Kong ‘ deixou uma impressão inesquecível no público chinês e ocidental. A atenção deve-se não apenas à alta qualidade do jogo, mas também porque ele foi projetado por um estúdio de jogos independente chinês desconhecido chamado Game Science Studio, que não pertence a nenhuma das maiores editoras de jogos da China, Tencent ou NetEase.

Wu Kong é um jogo de ação e aventura inspirado em um romance chinês do século 16, escrito pelo autor da Dinastia Ming, Cheng’en Wu. Seu romance, Journey To The West, é considerado uma das quatro obras-primas da China, ao lado de Romance of the Three Kingdoms, Water Margin e A Dream in Red Mansions.

O nome completo de Wu Kong é Wukong Sun, que é conhecido na China como o Rei Macaco.    A história é baseada em sua jornada de macaco a herói, tornando-se Buda. A série de televisão e cinema se tornou um símbolo cultural icônico na memória da maioria dos chineses. A história serve de inspiração para um dos personagens clássicos de quadrinhos, Son Goku de Dragon Ball. No jogo icônico da Valve e título de e-sports eletrônicos Dota 2, Wu Kong é um dos heróis do jogo.

Depois que o vídeo do gameplay de Wu Kong foi postado online, ele imediatamente se tornou viral nas plataformas chinesas Bilibili, Kuaishou, Weibo, ByteDance’s Douyin e Toutiao, bem como em plataformas ocidentais como YouTube e Twitter. No Youtube, o vídeo foi assistido 850 mil vezes e acumulou até 320 mil curtidas com apenas 275 não curtidas. No Bilibili, o vídeo foi assistido 23,3 milhões de vezes, até o momento da redação.

Após o tráfego massivo na Internet, Qi Yang, cofundador do Game Science Studio, afirmou em seu Weibo que o Game Science Studio está preparando este jogo há cinco anos e implorou por “grandes empresas de jogos, por favor, parem de roubar nossos funcionários”.

Na verdade, o jogo ainda está em desenvolvimento, e o desenvolvedor independente precisa desesperadamente de talento em design de jogos para se juntar à equipe. Yang reconheceu que um dos principais motivos pelos quais o estúdio decidiu postar o vídeo do jogo na Internet foi o recrutamento de novos talentos. O estúdio tem 30 membros, e alguns deles são ex-funcionários da Tencent Games, incluindo Ji Feng, cofundador e CEO do estúdio. Ele ingressou na Tencent em 2008 e era responsável por um jogo online chamado “Dou Zhan Shen Fo”. O jogo foi encerrado em 2015, um ano depois de Feng deixar a Tencent.

No setor de jogos da China, a Tencent está perto de monopolizar a indústria, detendo 53,38% do mercado, mais de três vezes mais que a NetEase, com seus 15,23%. O sucesso da Tencent se deve não apenas à sua propriedade total ou parcial de desenvolvedores de jogos em todo o mundo, incluindo a Riot Games e a Epic Games, mas também a sua posse de vários canais de distribuição, como WeChat e QQ na China.

 

Fonte: Pandaily