Economia

Gigantes do e-commerce e de conteúdo disputam clientes no festival de compras 618

Gigantes do e-commerce e de conteúdo disputam clientes no festival de compras 618

Os três gigantes do e-commerce chinês Tmall, JD.com e Pinduoduo, estão gradualmente convergindo em categorias de produtos e usuários principais, e uma certa competição pelo monopólio está surgindo no festival de compras 618. Acompanhado com o crescimento da plataforma de vídeos curtos como TikTok e Kwai, a venda de produtos ao vivo também está se junta à esta batalha.

Disputa de gigantes

Quando se fala em e-commerce, a concorrência entre Alibaba, Pinduoduo e JD.com nunca diminuiu, mas o processo de branding do Pinduoduo é a principal variável deste “equilíbrio”. Em junho de 2019, a Pinduoduo lançou o programa de “subsídio de 10 bilhões” para acelerar o processo de branding e encerrar formalmente a competição pelos usuários de ações em cidades de alto nível (os principais grupos de usuários de Taoxi e JD.com).

Nos trimestres seguintes, o número de compradores ativos anuais de Pinduoduo voltou à faixa de alto crescimento. No primeiro trimestre de 2021, o crescimento médio trimestral do Pinduoduo era de 47,5 milhões de yuans e o número total chegou a 824 milhões de yuans. Tornou-se a plataforma de e-commerce abrangente com o maior número de usuários na China.

Além da Pinduoduo, TikTok e Kwai mesmo sendo plataformas de conteúdo,  entraram na batalha e desafiam Taobao e Tmall no campo do e-commerce ao vivo, intensificando ainda mais o nível da disputa na indústria.

TikTok e Kwai são as principais plataformas de conteúdo da China. Depois de acumular usuários, realizar a operação comercial do tráfego passa a ser o foco da próxima etapa. Como plataformas de conteúdo, TikTok e Kwai têm vantagens naturais em termos de base de usuários e tempo de uso.

De acordo com os dados do relatório financeiro do novo trimestre, no primeiro trimestre de 2021, a atividade mensal do Kwai atingiu 520 milhões, a atividade média diária foi de 295 milhões e o tempo médio de uso diário do usuário foi de 99 minutos. No mesmo período, de acordo com dados públicos, o pico de atividade diária de TikTok atingiu 580 milhões, e o tempo de uso do usuário é de aproximadamente 100 minutos.

Embora, no momento, nem Pinduoduo nem TikTok e Kwai possam realmente derrumar Tmall, existem muitos oponentes de crescimento rápido, que desestabilizam Taobao e Tmall, causando declínio na participação de mercado. De acordo com os dados de previsão do CICC, sob choques múltiplos, a participação de mercado do Taobao e Tmall caiu de 88% em 2012 para 57% em 2020.

Fonte: 36kr
Imagem principal: Cocoparisienne/ Pixabay