Destaques da Semana Economia

Fórum em Xangai discute tendências em gestão de ativos e riqueza na China

Tendências em gestão de ativos e riqueza na China

No Fórum Global de Gestão de Ativos de Xangai, realizado em conjunto pelo Yicai Media Group e pelo Bank of China, que se encerrou ontem, foram discutidas novas tendências nos negócios de gestão de ativos do país, incluindo financiamento de pensão, financiamento verde e novas oportunidades na gestão de riqueza.

As necessidades de gestão de riqueza das pessoas estão mudando, especialmente para os grupos de alta rede, e há questões a serem tratadas, como herança e acordos baseados na composição de sua riqueza, disse Wang Ya, gerente geral do centro bancário privado do Banco da China.

Mais jovens estão entrando no mercado, observou Wang, e há uma grande diferença na formação e experiência de vida de pessoas de diferentes gerações, o que cria desafios para as agências de gestão de fortunas.

As recentes flutuações no mercado de títulos atraíram muita atenção. O valor líquido dos produtos de administração de riqueza com renda fixa, incluindo os produtos de administração de riqueza dos bancos, tem flutuado, o que também tem se mostrado um desafio para os administradores de riqueza, disse Ding Jieneng, diretor de investimentos da divisão de renda fixa da Guotai Junan Securities Asset Management.

“Os produtos de gestão de riqueza com renda fixa são o maior mercado de gestão de riqueza além dos depósitos bancários, e há uma enorme demanda por estes produtos”, disse Ding. “É vital para as agências de gestão de riqueza fazer um bom trabalho na gestão das demandas dos clientes”.

Financiamento de Pensões

O financiamento de pensões criará oportunidades cruciais para a indústria de gestão de ativos. É preciso fazer maiores esforços em relação ao projeto, operações de investimento e gestão de risco dos produtos de financiamento de pensão, de acordo com as características da pensão e as diferentes demandas de clientes de diferentes idades e preferências de risco, disse Liu Donghai, presidente do Banco da China.

Tendências em gestão de ativos e riqueza na ChinaA entrada da indústria de fundos no setor de pensão data da gestão de investimentos do fundo de previdência em 2011, disse Lou Yan, gerente geral adjunto da China Universal Asset Management (CUAM), acrescentando que os fundos públicos reunidos no fundo nacional de previdência social, a pensão básica de velhice e as anuidades ultrapassaram o 4 trilhões de yuans, perfazendo mais da metade da escala total de gestão de investimentos previdenciários do país.

Lou observou que a Comissão Reguladora de Títulos da China (CBIRC) exige que os gerentes e vendedores de fundos formem esquemas de avaliação de longo prazo com duração mínima de cinco anos para a avaliação de fundos de investimento de pensão individuais, e eles não devem ter rankings para rendimentos de curto prazo.

Práticas Financeiras Verdes

As finanças e investimentos verdes estão entre as tendências importantes a médio e longo prazo, e as instituições financeiras estão atualmente explorando mais produtos verdes.

gestão de riqueza
Wang Yang, sócio fundador da Primavera Capital, disse que nos últimos cinco anos investiu um total de cerca de 10 bilhões de yuans (US$ 1,41 bilhão) em ações em diferentes áreas da economia verde.

Por exemplo, em outubro de 2021, a Primavera Capital investiu mais de US$ 600 milhões em duas subsidiárias do Envision Technology Group, uma empresa de tecnologia verde, que é atualmente o maior investimento no campo da neutralidade de carbono.

Este fundo de financiamento estratégico de longo prazo será utilizado principalmente para a globalização da empresa, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, e sua energia eólica, armazenamento de energia, baterias e outros negócios.

Novas oportunidades REIT

Os fundos públicos de investimento imobiliário receberam maior atenção do mercado de gestão de ativos nos últimos dois anos, abrindo um novo canal para que os fundos públicos participem de ativos alternativos.

Tendências em gestão de ativos e riqueza na China
Tao Geng, presidente da Guotai Junan, disse que desde que a CSRC e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma emitiram conjuntamente regras para esquemas piloto REIT em abril de 2020. REIT (Real Estate Investment Trusts) se refere a um tipo de investimento que opera por meio de empresas donas de imóveis.

“Espera-se que o número de REITs atinja 60 no próximo ano e 100 em cerca de três anos”, disse Tao. “Mesmo nos EUA, onde os REITs se desenvolveram por muitos anos, o número daqueles listados está abaixo de 200, o que mostra que o desenvolvimento dos REITs tem sido muito rápido na China.

“Entre os 22 projetos REIT listados, Guotai Junan trabalhou em três pedidos, e estamos otimistas em relação a esta indústria”, disse Tao.

Os REITs de aluguel acessível têm estado em destaque recentemente. Em agosto, os três primeiros projetos-pilotos de oferta pública de títulos de investimento envolvendo casas para aluguel a preços acessíveis foram oficialmente colocados à venda, com os ativos subjacentes localizados em Shenzhen, Xiamen e Pequim.

Zhou Guangyu, diretor do Departamento de Desenvolvimento Financeiro do Distrito de Lingang em Xangai, disse que os REITs de infraestrutura podem introduzir fundos de capital e efetivamente reduzir o alto risco de dívida atual para os promotores imobiliários.

Através da infraestrutura REITs, a eficiência da revitalização de ativos pode melhorar e fornecer fundos estáveis e de longo prazo para empreendimentos imobiliários, o que os ajudará a criar um modelo de desenvolvimento sustentável.

Fonte: Yicai Global