Cultura

FMI mantém previsão de crescimento econômico global em 6% para 2021, com a China crescendo em 8,1% neste ano

Em 27 de julho, o Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgou uma atualização do World Economic Outlook (WEO), mantendo sua previsão de crescimento econômico global em 2021 em 6%, que será a taxa de crescimento mais rápida em quase meio século. A previsão da taxa de crescimento para 2022 foi revisada em 0,5 pontos percentuais para 4,9%.

“A recuperação econômica global continua, mas a diferença entre as economias desenvolvidas e muitos mercados emergentes e economias em desenvolvimento está aumentando”, disse o conselheiro econômico do FMI e diretor de pesquisa Gita Gopinath em um comunicado à imprensa.

Entre 2020 e 2022, afetada pela epidemia, a renda per capita nas economias avançadas diminuirá 2,8%, enquanto os mercados emergentes e em desenvolvimento (excluindo a China) diminuirão 6,3%.

O FMI prevê que a taxa de crescimento econômico da China para este ano e no próximo será de 8,1% e 5,7%, respectivamente, que será revisada para baixo em 0,3 pontos percentuais e para cima em 0,1 pontos percentuais.

A este respeito, Gopinath explicou que a razão para a ligeira redução da taxa de crescimento deste ano é que o apoio financeiro da China é menor do que o esperado. O ligeiro aumento da taxa de crescimento do próximo ano está atrelado à recuperação econômica global que vai impulsionar a demanda, o que será benéfico para as exportações da China.

 

Fonte: 21st Century Business Herald