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Festival de compras online “618” estimula consumo na China

O festival de compras “618” tem estimulado o consumo na China. Essa é a primeira grande promoção no setor de comércio eletrônico do ano pós-epidemia no país. No entanto, não apenas as principais plataformas e vendedores de e-commerce estão aproveitando a data. Vários outros tipos de negócios estão tirando proveito dessa oportunidade para estimular o consumo e compensar as perdas durante a crise causada pelo coronavírus. De acordo com a mídia chinesa, de 0:00 de 1 de junho a 2 pm de 18 de junho (no horário de Pequim), o valor acumulado dos pedidos da JD.com atingiu 239,2 bilhões de yuans (R$ 176,9 bilhões).

As vendas são promovidas de diversas formas e já começaram desde o início do mês. O festival faz uso de grandes descontos, vídeos curtos, live streaming, celebridades e influenciadores, programas e até galas na televisão.     

O que é “618”?

Junho é o mês anual de comemoração do gigante chinês de e-commerce JD.com, sendo 18 de junho (618) o dia em que o JD.com atinge a maior escala de promoção de vendas. Este dia é também a data de fundação da JD.com, em 1998, em Zhongguancun, o Vale do Silício Chinês, em Pequim. É interessante mencionar que os números “6” e “8” são amados pelos chineses, pois carregam significados supersticiosos como  “sucesso” e “riqueza”. O dia “618” tornou-se uma boa oportunidade de compras correspondente ao “duplo 11” (11 de novembro) da Alibaba, ou seja, a Black Friday conhecida no Brasil.

Segundo a mídia chinesa, logo após a meia-noite do dia 18 (no horário de Pequim), comparado ao ano anterior, o faturamento geral do Supermercado JD.com em 10 minutos aumentou 500%. Já o faturamento da Tmall, da Alibaba, na primeira hora da manhã aumentou 100%; e as vendas na primeira hora da Suning.com aumentaram 132%.

Quem são os principais participantes

A JD.com se uniu a Kuaishou para lançar bilhões de yuans em descontos para o festival 618, focando nos produtos com preços mais altos, incluindo 100 mil iPhone 11, 20 mil garrafas de licor chinês Maotai, 20 mil Nintendo Switch e 20 mil garrafas de Reparação Avançada Noturna (ANR) da Estee Lauder. As vendas de celulares 5G ultrapassam 10 mil unidades em apenas 51 minutos na plataforma JD. Além disso, 200 celebridades estão realizando transmissão ao vivo durante o 618. O vice-presidente do JD Group Han Rui disse: “Este é o maior desconto da história do JD 618”.

A Alibaba também convidou mais de 300 celebridades e 600 CEOs para fazer transmissões ao vivo no Taobao, incluindo marcas mundialmente conhecidas como Huawei, Glory, Suning.com, Lenovo e L´Oreal. Além disso, para ajudar a província de Hubei (onde o coronavírus surgiu) a recuperar sua economia, a Tmall da Alibaba lançou um programa “618 Hubei Carriage”. O objetivo é aumentar as vendas de produtos agrícolas especiais de Hubei em todo o país, incluindo “macarrão quente e seco”, “lagostins” e outras iguarias locais.

Pinduoduo, o site de “compras em grupo”, não apenas lançou muitos descontos aos produtos, mas também se juntou à Hunan TV para apresentar um programa de TV “Pin Duoduo 618 – Super Noite de compras em grupo” no dia 17 de junho. Essa foi o  primeiro evento ao vivo de entretenimento e compras em grupo da história. Cerca de cem artistas participaram do show.

Suning.com, o outro site de e-commerce popular na China, também colaborou com a Dragan TV e convidou mais de dez celebridades de alto nível para realizar o “super show” para fazer streaming ao vivo vendendo na TV e no Tiktok. Para competir com a JD.com, a Suning lançou um plano econômico “J-10%”, que prometia subsidiar eletrodomésticos, telefones celulares, computadores e produtos de supermercado, que são pelo menos 10% mais baratos que os produtos subsidiados com 10 bilhões de yuans pela JD .

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