O consumo durante feriados é uma janela importante para observar a economia da China. O Festival do Barco-Dragão, tem duração de três dias e é celebrado oficialmente nesta segunda-feira, 10. Diversas regiões da China têm inovado na variedade de atividades culturais folclóricas que enriquecem a experiência turística, liberando nova vitalidade para o consumo.
“O Ministério do Comércio está coordenando a promoção do ‘Ano de Promoção do Consumo de 2024’, orientando a realização de uma série de atividades do Festival Duanwu ricas e diversas em torno de pontos quentes de consumo como culinária tradicional, compras, entretenimento, e turismo, para impulsionar a expansão contínua do consumo”, disse o porta-voz do Ministério do Comércio, He Yadong.
O porta-voz do Departamento Nacional de Estatísticas, Liu Aihua, afirmou que, desde o início do ano, desde as atividades turísticas do inverno até as atividades econômicas durante feriados, os pontos quentes de consumo como turismo e cultura, consumo digital, consumo verde, consumo saudável, continuam a adicionar novas forças à recuperação do mercado de consumo interno da China, que apresenta uma tendência de recuperação contínua.
Durante o festival acontecem as corridas de barcos-dragão, que são uma forma de relembrar a tentativa de resgatar o poeta chinês Qu Yuan das águas. Segundo a lenda milenar, ao saber da morte do famoso poeta Qu, moradores locais pegaram barcos no rio para procurar seu corpo, jogando bolinhos de arroz na água para evitar que ele fosse comido por peixes. É por isso que os chineses realizam corridas de barcos do dragão e fazem tradicional Zongzi, bolinho de arroz, para comer durante o festival.
Além da degustação de comidas típicas e a participação em atividades folclóricas tradicionais do Festival Duanwu, o turismo rural próximo à natureza, se tornou uma escolha para muitos turistas durante o Festival.
Dados de plataformas de turismo online mostram que as reservas de viagens curtas durante o feriado do Festival Duanwu aumentaram significativamente em relação ao ano anterior, com alta demanda por viagens curtas em cidades como Nanjing, Hangzhou, Xangai, Guangzhou, Suzhou, Tianjin, Pequim, Jinan, Qinhuangdao e Qingdao. As regiões do Delta do Rio Yangtze, do Delta do Rio das Pérolas, de Pequim-Tianjin-Hebei e de Sichuan-Chongqing têm uma demanda forte por viagens curtas, e as viagens de trem de alta velocidade com menos de 3 horas são bastante procuradas.
Especialistas afirmam que, este ano, o consumo de turismo e cultura está se tornando cada vez mais diversificado e turistas estão mais inclinados a escolher formas flexíveis e personalizadas de viagem e experiências turísticas variadas. As viagens curtas e próximas se encaixam no ritmo de vida acelerado dos tempos modernos, permitindo que as pessoas desfrutem da diversão de viajar em um tempo limitado. Ao mesmo tempo, com o aprimoramento contínuo de meios de transporte como trens de alta velocidade, que encurtam o tempo de viagem para cidades vizinhas, as viagens curtas se tornam mais fáceis de serem realizadas.
Fonte: finance.people.com.cn
Imagem principal: Li Mengxin/ Xinhua