Destaques da Semana

Estrela Azul Lá Fora, filme chinês com imagens gravadas direto do espaço, é exibido no Brasil

Filme chinês do espaço
Imagem: Divulgação

O documentário Estrela Azul Lá Fora, primeiro filme espacial da China, foi exibido nesta segunda-feira (2), em São Paulo, durante um evento exclusivo. Patrocinada pela Hisun Pharmaceutical, a sessão reuniu autoridades e representantes de empresas chinesas e brasileiras. Produzida pelo China Media Group, a obra apresenta um registro detalhado da construção e da operação da estação espacial chinesa, com imagens direto do espaço, e propõe uma reflexão sobre o conceito de “uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”, a partir de uma perspectiva cósmica, científica e médica.

Durante o evento, Lu Wei, diretor da Hisun no Brasil, afirmou que “a exibição do filme no Brasil busca aproximar China e Brasil por meio do diálogo entre ciência e cultura, usando o cinema como ponte entre os dois países”. Segundo ele, a iniciativa também tem como objetivo apresentar ao público brasileiro o nível de desenvolvimento científico e tecnológico da China.

Além de retratar os avanços e as conquistas tecnológicas do programa aeroespacial chinês, o documentário Estrela Azul Lá Fora dedica atenção especial à saúde e ao bem-estar dos profissionais envolvidos nas missões espaciais. Nesse contexto, a obra vai além da narrativa da exploração do espaço ao destacar o princípio da “ciência para o bem”, em sintonia com valores da medicina e da saúde pública voltados à proteção da vida.

A exibição no Brasil integra uma programação internacional de 100 sessões públicas do filme, promovida no âmbito dos sistemas nacionais de ciência, educação, cultura e saúde da China. O documentário já foi exibido no Rio de Janeiro e em países como Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, França, Alemanha, Itália, Nigéria, Indonésia e Paquistão.

O documentário também faz parte da iniciativa “Estrela Azul, Ação Patriótica”, que prevê exibições em hospitais, escolas, cinemas e espaços culturais em diferentes províncias e cidades chinesas. A ação está alinhada às diretrizes do 14º Plano Quinquenal para o Desenvolvimento Cultural e do Plano Nacional de Ação para a Alfabetização Científica, com o objetivo de ampliar o acesso a conteúdos culturais de qualidade, fortalecer o espírito científico e incentivar o patriotismo entre diferentes públicos.