Destaques da Semana Tecnologia

Especialistas discutem Inteligência Artificial em Conferência Mundial

Entre 9 e 11 de julho, os influentes cientistas, empresários e funcionários governamentais relevantes da China e do exterior participaram da Conferência Mundial de Inteligência Artificial (CMIA) de 2020. CEOs da Alibaba, Tencent, Baidu, Meituan, Tesla, entre outras empresas, deram palestras e discutiram sobre Inteligência Artificial (IA), tecnologias de ponta e tendências industriais.

Na conferência, além da estreia do âncora artificial Yifeng, os cantores artificiais da Microsoft, Baidu, Xiaomi e Bilibili apresentaram em conjunto a música tema original do evento.

 

Jack Ma, da Alibaba, falou sobre IA e disse acreditar que os seres humanos deveriam aprender a viver com a natureza, e que a tecnologia digital deveria ajudar as pessoas a viver melhor no futuro. “Recursos humanos, capacidades e conhecimentos devem ser usados ​​para fortalecer a comunicação e a cooperação, em vez de criar lacunas ou até ampliar diferenças”, disse Jack Ma.

De acordo com Qingsheng Zheng, da Sequoia Capital, pela perspectiva dos investidores, a grande quantidade de dados acumulados nos 20 anos de Internet do consumidor, na China, estabeleceu uma boa base para o desenvolvimento da IA, ​​tendo o país um potencial enorme para crescer nesse campo.

O CEO da Baidu, Yanhong Li, considerou que o desenvolvimento da IA ​​é dividido em três etapas: transformações inteligentes da tecnologia, da economia e da sociedade. Atualmente, estamos na segunda fase. Ele também revelou seus dois objetivos: um é aumentar o número de servidores inteligentes em nuvem da Baidu até 2030 para mais de 5 milhões, e o segundo é treinar 5 milhões de talentos de IA para a sociedade, nos próximos 5 anos. Além disso, no primeiro dia da conferência, a Baidu e a SPD Bank assinaram um acordo de cooperação estratégica para aprofundar ainda mais sua cooperação em vários campos, como inteligência artificial e tecnologia financeira.

Huaxia Xia, chefe do departamento de IA do aplicativo de entrega de alimentos Meituan, acredita que a IA é uma tecnologia indispensável para a vida futura, que pode atender a diversas necessidades, como ajudar os comerciantes a construir restaurantes inteligentes ou melhorar as condições de trabalho da equipe de entrega de alimentos.

Ao mencionar o impacto da relação sino-americana no desenvolvimento da IA, os convidados da conferência tiveram opiniões positivas. Segundo Huaxia Xia, a relação tem um grande impacto de uma perspectiva global e pode fazer a China sofrer a curto prazo. Porém, no longo prazo, é bom pois forçará a China a unir as forças de toda a nação para compensar por muitas fraquezas em sua tecnologia, como os chips.

Elon Musk, o CEO da Tesla, também participou da conferência através de vídeo. Ele demonstrou grande confiança no nível 5 (autonomia completa de direção não tripulada), e disse esperar que a Tesla conclua a funcionalidade básica do nível 5 neste ano. Musk também revelou que a equipe local chinesa não apenas moverá coisas dos Estados Unidos, mas também conduzirá o desenvolvimento original: “Se você quer ser um engenheiro da Tesla, pode se juntar à nossa fábrica da Tesla em Xangai”.

Mais de 140 mil empresas relacionadas à IA no primeiro semestre de 2020

2020 é o ano inicial da “nova infraestrutura” da China. A atualização das redes de informação, a expansão de aplicativos 5G, a construção de data centers, o aumento de estações de recarga, a promoção de veículos de nova energia, etc., estão todas centralizando as tecnologias de IA e suas aplicações. Como disse Yanhong Li, a “nova infraestrutura” pode ser considerada a maior expansão de infraestrutura antes que a humanidade entre na economia e na sociedade inteligentes, o que melhorará bastante a eficiência nos campos de transporte e energia.

Encorajados pela estratégia nacional, em 9 de julho, os dados de TianYanCha mostraram que o número de empresas recém-fundadas relacionadas à IA, no primeiro semestre deste ano, ultrapassou 140 mil, um aumento de 31,35% em relação ao ano anterior. Guangdong e Pequim são as duas regiões com a maior concentração de empresas relacionadas à IA, respondendo por 32,29% do total.

Confira a apresentação dos cantores artificiais da Microsoft, Baidu, Xiaomi e Bilibili:

 

Fonte: NetEase News; Sina News

Fonte da foto: Xinhua News