Tecnologia

Aumenta número de patentes na China durante pandemia

O número de patentes e marcas registradas na China excedeu o registrado antes da pandemia. No primeiro semestre de 2020, a China teve 683 mil pedidos de patentes para invenções e 217 mil patentes autorizadas para invenções. Os dados são da Administração Nacional da Propriedade Intelectual da China.

As três principais empresas com o maior número de patentes autorizadas para invenções na China continental são: Huawei (2.772), OPPO (1.925) e BOE (1.432). A Huawei e a OPPO são duas marcas chinesas conhecidas de smartphones, e a BOE é uma empresa de IoT que fornece interface e serviços inteligentes para interação de informações e saúde humana.

O aumento pode ser atribuído às medidas ativas adotadas pela Administração Nacional da Propriedade Intelectual, visando expandir o financiamento da propriedade intelectual durante a pandemia. De acordo com a autoridade chinesa, a abordagem de financiamento da garantia de propriedade intelectual incentivou pequenas e médias empresas a obter empréstimos de bancos com ativos intangíveis, ajudando a resolver o problema de escassez de fundos devido à falta de garantias imobiliárias.

De acordo com o People’s Daily, durante a pandemia, uma empresa de suprimentos médicos de emergência, na cidade de Dongguan, recebeu com sucesso um empréstimo de 15 milhões de yuans (R$ 11,4 milhões) ao prometer 3 patentes de modelo de utilidade, aliviando a pressão operacional da empresa.

No primeiro semestre, o montante total de fundos através da garantia de propriedade intelectual foi de 85,3 bilhões de yuans (R$ 65,08 bilhões), aumentando 45% em relação ao ano anterior, com 4.678 projetos no total, um aumento de 52%.

Leia também: Reino Unido proíbe tecnologia da Huawei e se associa à OPPO na construção de rede 5G

Fonte: Jiemian.com