Tecnologia Economia

Ernst & Young diz que o investimento 5G da China pode chegar a US$ 1,2 trilhão até 2025

Em 01 de março, o relatório “Reinventing the 5G Legend: Unlocking Business Model Innovation” (não está disponível a versão inglês do relatório, traduzido literalmente) da Ernst & Young (EY, pertencente das quatro maiores empresas contábeis) publicado em Pequim estimou que a cadeia industrial 5G da China e os investimentos de aplicação em variadas indústrias atingirão 3,5 trilhões de yuans até 2025 e os investimento em redes 5G chegará a 1,2 trilhão de yuans até 2025.

A EY espera que quatro tipos principais de modelos de negócios surjam nos próximos anos no espaço de aplicação empresarial de 5G: construtores da ecologia, disruptores de produto, especialização em inserção do mercado e extensão do valor.

Construtores da ecologia: provavelmente 5G irá impulsionar uma nova onda de desenvolvimento das aplicações e dispositivos, gerando demandas como plataformas no modelo multi-tenant e Pay-As-You-Go (pré-pago).

Disruptores de produto: o desenvolvimento da tecnologia 5G oferece uma oportunidade única para algumas empresas que trabalham na inovação do produto, aproveitando as características funcionais do 5G, tais como baixa latência e qualidade de serviço garantida, pode-se criar cenários de aplicação que mudarão a vida das pessoas, assim como o surgimento dos smartphones com tela sensível ao toque da última década.

Especialização em inserção do mercado: o relatório argumenta que algumas empresas podem assumir o papel de especialistas para fornecer serviços exclusivos a segmentos específicos de sua indústria, ajudando-as a se juntar rapidamente à onda de desenvolvimento 5G.

Extensão do valor: as empresas podem usar a tecnologia 5G para agregar valor a seus produtos ou serviços existentes. Por exemplo, fornecer manutenção remota na pós-venda de produtos IoT, realizar manutenção preditiva com as funções de 5G. Algumas empresas também podem aproveitar 5G para realizar atualizações remotas de produtos via software sem ter que substituir os produtos.

(Fonte: 21st Century Business Herald; Evento de lançamento do Relatório “Reinventing the 5G Legend: Unlocking Business Model Innovation”)

No futuro, a construção de múltiplas parcerias com diferentes segmentos do ecossistema será a chave para alcançar o sucesso na era 5G e, no desenvolvimento de novos modelos de negócios, as empresas devem se concentrar na experiência do cliente, resolver problemas do cliente e evitar cair em armadilhas tecnológicas.

O relatório acredita que o 5G tem maior impacto nos setores de manufatura, saúde, entretenimento e transporte.

Entretanto, ainda não existe um modelo de negócios claro para 5G, e para múltiplos setores verticais. A tecnologia 5G precisa quebrar barreiras com diferentes indústrias e explorar novas possibilidades de negócios com base nas diversas capacidades da tecnologia, o que não será fácil a curto prazo.

 

 

Fonte: 21st Century Business Herald