Economia

Empresas chinesas lançam próprio padrão de classificação indicativa para regulamentar setor de jogos

O padrão chinês de classificação indicativa de jogos, “Avisos da idade apropriada dos jogos online”, foi divulgado por Zhang Yijun, vice-presidente da China Audio-video and Digital Publishing Association (Cadpa) na “Conferência Anual da Indústria de Jogos da China 2020”, em 16 de dezembro. A medida tem como objetivo orientar melhor os usuários de jogos em relação à idade indicada de cada jogo.

A norma foi estabelecida diante das orientações do Departamento de Publicações do Ministério da Propaganda, instruída pelo Comitê Técnico de Normalização da Cadpa e sob liderança da Tencent, NetEase e People’s Daily. O padrão de classificação de jogo chinês consiste em três categorias e idades diferentes como padrão, variando em 8+ (verde), 12+ (azul) e 16+ (amarelo).

Não foi incluído o padrão 18+ (naturalmente excluídas pelo padrão), para não gerar polêmica. A diferença entre o padrão internacional e da China vem a partir daqui.

A norma estipula os requisitos básicos para o uso do logotipo. O padrão especifica o canal de download, duração do logotipo, a relação de tamanho e a frequência de atualização, ao mesmo tempo, faz a regulamentação referente ao comportamento proposital de embaçar e/ou enfraquecer a nitidez do logotipo e da escrita, preservando a unificação, autoridade e de tempo real do padrão do logotipo.

O padrão esclarece os cenários de uso do logotipo, deve ser colocado em uma posição de destaque na interface do jogo, incluindo, mas não se limitando ao site oficial do jogo, interfaces de login, cadastro de usuário, pagamento do jogo, vídeos promocionais, anúncios, a fim de destacar a visibilidade e nitidez do logotipo no produto do jogo.

Zhang Yijun disse que a Associação continuará a fortalecer o sistema de padronização de indicação adequado à idade, incluindo o padrão de categorias de produtos de jogos, o índice de avaliação e o padrão técnico da plataforma de monitoramento dos pais, a fim de fornecer suporte e garantia confiável para a aplicação e implementação do padrão de classificação indicativas.

A mídia “Guancha Syndicate” relata que a norma é formulada principalmente para regulamentar a publicação e o uso de jogos online, de modo a atingir o objetivo de orientar corretamente os consumidores menores de idade. O padrão não só enriquece as formas e meios de proteger efetivamente os menores quando estão em ambiente de jogos online, mas também diminui os riscos para as empresas desenvolvedoras e editoras de jogos.

 

 

Fonte: Guancha Syndicate; Tencent News; Sina News