Destaques da Semana Economia Cultura

Ecommerce chinês se prepara para Festival de Compras 11/11

Festival de Compras 11/11

O Dia do Solteiro, ou 11/11, já se consolidou na China como a principal data do ano para o varejo. A data tem ganhado cada vez mais relevância no mundo, com marcas que também aderiram ao movimento de descontos exclusivos online e offline. Em 2022, a expectativa é que o valor bruto de mercadorias chegue à marca de 1 trilhão de yuans.

Dados do relatório anual Dia dos Solteiros, da Bain & Company, que conversou com mais 3 mil chineses, mostra que os varejistas precisam de uma estratégia eficaz que favoreça os clientes fiéis com descontos. Além disso, a pesquisa diz que 24% dos participantes planejam gastar mais em 2022 do que no ano passado.

Festival de Compras 11/11Os números dos últimos anos mostram o poder que a data tem para o comércio. Segundo pesquisa da Digital Commerce 360, em 2020, a Alibaba faturou sozinha US$74 bilhões, quase cinco vezes mais que o arrecadado pela Amazon na Black Friday americana. Já em 2021, a gigante do comércio digital bateu recorde de venda e bateu a marca de US$84,5 bilhões (540,3 bilhões de yuans). Se somados com o faturamento da concorrente JD.com, ambas alcançaram a marca de US$131,9 bilhões (889 bilhões de yuans).

Como surgiu o Dia do Solteiro chinês?

O dia mais importante do comércio chinês começou como uma forma de se opor ao dia dos namorados, depois que um grupo de amigos solteiros saíram para fazer compras. O Dia do Solteiro surgiu na China em 1993, mas apenas em 2009 a data ganhou destaque no setor de varejo e grandes comércios começaram a oferecer descontos por 24 horas. E rapidamente se tornou concorrente direto da Black Friday, que também acontece em novembro.

A grande propulsora que iniciou essa tradição foi a Alibaba, que disponibilizou horas de ofertas que chamaram a atenção do público e da concorrência. O sucesso foi tanto que a empresa conquistou bilhões de compradores pelo mundo. Com isso, o Dia do Solteiro entrou de vez no calendário comercial dos varejistas da China e a cada ano conquista ainda mais o setor no ocidente.

A Alibaba usa sua plataforma de comércio eletrônico AliExpress para levar o festival de compras do Dia dos Solteiros para o mundo, e já está em países como o Brasil, França, Polônia.