Tecnologia Economia

Dinheiro virtual e dinheiro real terão as mesmas funções na China

No dia 16 de julho, Luo Rui, diretor do setor das finanças do Banco Popular da China, disse em uma coletiva de imprensa sob a perspectiva econômica, o renminbi (moeda chinesa) digital já é equivalente ao renminbi físico. A versão digital da moeda será emitida em paralelo com o físico, e o Banco Popular da China fará as estatísticas, análises colaborativas e gerenciamento geral dos dois, a coexistência do virtual e real não está tão longe. As informações são do Shanghai Securities Journal.

Luo Rui disse que o renminbi digital está principalmente posicionado como um voucher de pagamento em dinheiro, e junto com o renminbi físico tem o mesmo valor jurídico e econômico.

De acordo com a IT Home, Mu Changchun, diretor do Instituto de Pesquisa de Moeda Digital do Banco Central, afirmou que na camada de transação do sistema de pagamento de renminbi digital, foi adotada uma estrutura centralizada. Todas as transações passam pelo Banco Central.

Fan Yifei, vice-diretor do Banco Central, revelou que atualmente, as instituições envolvidas no desenvolvimento do renminbi digital incluem principalmente o ICBC, Banco Agrícola da China, Banco da China, China Construction Bank, Banco de Comunicações da China, Postal Savings Bank e China Mobile.

Tencent e Ant, duas empresas de internet, e WeBank também participaram da pesquisa e desenvolvimento da moeda. China Merchants Bank também foi aprovado para ingressar recentemente.

O Banco Central afirmou que é necessário desempenhar o papel de outros bancos comerciais e instituições de pagamento não bancárias e trabalhar com instituições operacionais designadas para fornecer conjuntamente serviços de circulação de renminbi digital, incluindo inovação no design de produtos de pagamento, desenvolvimento de sistema, expansão de cenário, mercado promoção e outros serviços.

 

Fonte: IT Home, Sputnik News