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Xiaomi ultrapassa a Apple e se torna a segunda maior fabricante de celulares do mundo

A Xiaomi tornou-se a segunda maior fabricante de smartphones do mundo no segundo trimestre deste ano, anunciou nesta sexta-feira (16) o fundador da companhia, Leijun.

Segundo os dados da Canalys, as remessas globais de smartphones aumentaram 12% no segundo trimestre de 2021. Entre eles, o Samsung ocupa 19% da quota de mercado e lidera ainda o primeiro lugar no mundo. A seguir é a Xiaomi que mantém o segundo lugar com 17% de quota de mercado, a Apple em terceiro lugar com 14% de fatia de mercado, e o OPPO e VIVO em quarto. Em quinto lugar, porém, ambos estão com 10% de fatia de mercado.

Note-se que, entre os cinco primeiros fabricantes de celulares, a Xiaomi apresenta o maior crescimento do mercado, com 83%. Em seguida, a OPPO com 28%, a VIVO com 27% e Samsung com 15%. A Apple cresce apenas 1%.

O gerente de pesquisa da Canalys, Bem Stanton, afirmou que a exploração de negócios no exterior é a principal fator de destaque da Xiaomi. As remessas cresceram 300% na América Latina, 150% na África e 50% na Europa Ocidental, por exemplo.

Stanton ainda apontou que a Xiaomi está mudando o seu modelo de negócio do papel de um desafiador para um lutador, e está iniciando vários projetos, como a integração com os parceiros de negócios, e uma gestão mais precisa na sua operação de mercado aberto. No entanto, a Xiaomi ainda se concentra mais no mercado de bens produzidos em larga escala, com preços médios dos produtos cerca de 40% e 75% mais baratos, em comparação a Samsung e Apple, respectivamente. Por isso, um dos grandes objetivos da Xiaomi neste ano é aumentar as vendas de seus produtos no mercado premium do setor, como o modelo MI 11 Ultra, que será uma batalha difícil.

“Atingir o segundo lugar no mundo é uma grande vitória da Xiaomi”, disse Lei. Em agosto do ano passado, a Xiaomi definiu suas novas estratégias da marca para os próximos 10 anos — o celular X AIoT, e ao mesmo tempo estabeleceu também “três grandes regras” que nunca mudarão: a tecnologia como base, a relação entre o custo e benefício como prioridade, e produtos mais legais.

Além disso, o Lei disse que o resultado foi obtido através do esforço de todos os funcionários da companhia. E com o seu grande progresso no modelo novo da venda de varejo, e validação no modelo de negócio de Online para Offline (O2O, sigla em inglês), neste ano será abrangido em todas as capitais de condados e municípios.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome