Economia

Devido à pandemia, gigantes do e-commerce mudam estratégia em Double-Eleven

A “Double Eleven” deste ano vem em meio de um cenário de cortes de consumo devido a pandemia. Grandes empresas de comércio eletrônico da China procuram atingir os consumidores das cidades de pequeno e médio porte que pretendem gastar menos.

Enquanto alguns consumidores começaram a festejar a “Double Eleven” e a recuperação econômica na forma de consumir em produtos eletrônicos e de luxo de alta qualidade, muitos optaram por economizar, selecionando produtos mais baratos por motivos de prevenção à incerteza sobre o futuro.

As principais empresas de comércio eletrônico da China começaram a atender a consumidores que pesam mais os custo-benefício e considerar estes como uma nova oportunidade de crescimento.

Ao mesmo tempo, eles estão acelerando sua expansão para as cidades pequenas e médias da China. A mudança de estratégia vem sendo feita há algum tempo, por conta dos mercados saturados e o aumento da concorrência nas grandes cidades.

Outro efeito colateral da pandemia é que as empresas chinesas que anteriormente se concentram nos mercados e exportações do exterior irão acelerar sua mudança para a economia doméstica e explorar novas oportunidades de crescimento nela.

Muitos analistas dizem que a prática de conectar indústrias e manufatura mais estreitamente aos consumidores on-line ajudou esses fabricantes a superar a incerteza criada pela pandemia, ao mesmo tempo em que atendia às necessidades de consumidores que pesam mais o custo-benefício.

Alibaba e JD testam novo modelo de comércio C2M

Em janeiro deste ano, a Alibaba lançou oficialmente um novo aplicativo móvel chamado “Tao Xiao Pu”. A plataforma conecta fábricas e pequenos produtores diretamente com os clientes da plataforma, oferecendo em tempo limitado os produtos de baixo valor, como alimentos, de limpeza e higiene, embalagens e dentre outros.

Após seis meses, o aplicativo “Tao Xiao Pu” de modelo C2M (consumer to manufacture) atraiu 1,2 milhão de comerciantes para sua plataforma e mais de 70 milhões de usuários mensais ativos na plataforma móvel em setembro.

Enquanto isso, a Jingdong (outra grande empresa de E-commerce da China na sigla de JD) disse em uma declaração deste mês que suas vendas no modelo C2M, nos dois primeiros dias do evento “Double Eleven”, que começou em 1º de novembro, quase triplicaram em relação ao ano passado,

A JD lançou sua plataforma C2M “Jingxi” no ano passado. A empresa disse em seus resultados do primeiro trimestre divulgados em maio que a adição de novos usuários em cidades pequenas e médias na plataforma Jingxi ajudou na recuperação da JD nos impactos da pandemia.

Chris Maliken, sócio da Ernst & Young Consulting, disse: “À medida que a China começa a embarcar no seu caminho de recuperação, as multinacionais e as empresas chinesas estão encontrando maneiras de impulsionar o crescimento dos negócios e sobreviver nestes tempos difíceis, explorando novos mercados domésticos chineses”.

Fonte: Sina News