A Universidade de Tianjin, da China, anunciou recentemente que uma equipe de pesquisa desenvolveu com sucesso uma célula de combustível que oferece quase o dobro do desempenho.
Diante das mudanças climáticas globais e da busca pelos objetivos de “duplo carbono”, o sistema global de energia está passando por uma transformação significativa. O hidrogênio, como um veículo de energia de baixo carbono com enorme potencial, desempenha um papel crucial nesse processo. As células de combustível a hidrogênio são consideradas uma das tecnologias de aplicação de hidrogênio mais promissoras. No entanto, aumentar a densidade de potência volumétrica tem sido um desafio significativo na atualidade. Esta é uma célula de combustível de membrana de troca de prótons com uma densidade de potência extremamente alta, superando em quase o dobro o desempenho dos principais produtos similares. Os resultados relevantes foram publicados na revista internacional de pesquisa energética “Joule”.
O Professor Jiao Kui, responsável pela pesquisa, explicou que a equipe reestruturou a estrutura da célula de combustível de membrana de troca de prótons, integrando novos componentes e aprimorando a via de transferência de gás-água-eletricidade-calor. Eles conseguiram desenvolver uma célula de combustível ultraplana e ultrafina e de alta densidade de potência com sucesso. A equipe de pesquisa fabricou uma membrana de nanofibras de carbono ultraplana e uma espuma de níquel utilizando a técnica de eletrofiação e eliminou a camada de difusão de gás e os canais de espinha dorsal tradicionais. Isso reduziu efetivamente a espessura do componente da membrana eletrodo em cerca de 90%, reduzindo mais de 80% das perdas de transporte de massa causadas pela difusão dos reagentes, resultando, por fim, em um aumento de aproximadamente duas vezes na densidade de potência volumétrica da célula de combustível.
A equipe de pesquisa estima que, utilizando essa nova estrutura de célula de combustível, a densidade de potência volumétrica máxima do bloco de energia pode atingir 9,8 quilowatts por litro. Isso representa um aumento de desempenho de mais de 80% em comparação com os principais produtos similares atualmente disponíveis no mercado. Este avanço fornece uma direção importante para o desenvolvimento contínuo da tecnologia de células de combustível de membrana de troca de prótons no mundo.
Fonte: finance.people.com.cn/
Imagem principal: Xinhua