Em uma entrevista coletiva no dia 23 de outubro no Escritório de Informação do Estado, Wen Ku, porta-voz do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação e diretor do Departamento de Desenvolvimento de Informação e Comunicação da China, informou que a tarifa média para o tráfego de banda larga fixa e telefonia móvel no país caiu mais de 95% nos últimos cinco anos, e o consumo médio mensal dos usuários chineses é de 10,86 GB, um aumento de 38 vezes a partir de 2015.
A velocidade média de download da banda larga fixa e 4G na China aumentou mais de 7 vezes a partir de 2015, com redes fixas funcionando agora em 43MB e redes móveis (4G) em 29MB. A China responde por mais da metade das estações de 4G do mundo, complementando com mais de 690.000 estações 5G construídas em menos de um ano.
Wen Ku relatou que a indústria de informação e comunicação da China manteve um desenvolvimento constante e relativamente rápido, a taxa de penetração da Internet excedeu a meta planejada antes do prazo.
No final de 2019, os usuários de banda larga fixa e móvel atingiu 91% e 96%, respectivamente. Mais de 80 milhões de residências são cobertas por fibra ótica e mais de 1,2 bilhões de assinantes de 4G.
A comercialização do 5G tem aumentado gradativamente, atualmente existem mais de 160 milhões de usuários conectados.
As empresas têm sido incentivadas pelo governo a introduzir vários pacotes de tarifas preferenciais, políticas de oferecimento de mais quotas quando o usuário zerar o seu pacote do mês, aumento da velocidade sem aumentar o preço, lançamento de pacotes para determinados grupos sociais, diminuição dos custos da empresa, entre outros benefícios.
Fonte: 21caijin