Destaques da Semana Economia

Cooperação Cinturão e Rota da China cria oportunidades para carne bovina latino-americana

carne bovina

A carne importada do Brasil, Argentina e Uruguai, conhecida por sua cor e sabor, é reconhecida pelos moradores de Chonqing como um ingrediente principal para hotpot e outras cozinhas locais. Nos últimos anos, a carne bovina latino-americana entrou no mercado local, atendendo a uma demanda crescente dos consumidores chineses.

A América Latina é o maior mercado de importação de carne bovina da China — com o volume de importações aumentando a uma taxa rápida. De acordo com o Ministério do Comércio do Uruguai, as importações de carne bovina da China do país aumentaram 26% no primeiro semestre de 2022. Desde 2015, mais da metade da carne bovina do Uruguai foi exportada para a China todos os anos.

O rápido crescimento das exportações de carne bovina da América Latina para a China é atribuível, até certo ponto, à abertura de um novo canal logístico — a Nova Rota Internacional de Comércio Terra-Mar.

Lançada em 2017, é uma passagem de comércio e logística construída em conjunto por regiões de nível provincial no oeste da China e membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, sigla em inglês).

Esta rota comercial também é um dos principais projetos da Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) proposta pela China.

Com Chongqing como seu centro de operações e outras províncias ocidentais como nós-chave, a nova rota comercial permite que as mercadorias entrem e saiam do oeste da China mais rapidamente por meio de vários meios de transporte, como ferrovias, rodovias e rotas aquáticas.

Graças a nova rota comercial, produtos alimentícios no exterior, como a carne bovina latino-americana, expandiram sua presença nas cidades ocidentais da China, juntamente com outros produtos dos países parceiros da Iniciativa do Cinturão e Rota.

“O maior crescimento na demanda do consumidor por carne bovina latino-americana está nas regiões ocidentais da China”, disse Zhang Xinhao, chefe da Chongqing Jinshangxu International Trade Co., Ltd, um dos maiores importadores latino-americanos de carne bovina na China.

Beneficiando-se da Iniciativa do Cinturão e Rota Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI), alguns dos produtos de carne bovina da empresa são transportados para as regiões ocidentais da China através da nova rota comercial.

A Rota reduziu o tempo de logística da carne bovina da América Latina para o oeste da China em mais de 20 dias — economizando cerca de 15.000 yuans (cerca de US$ 2.154) para cada contêiner, disse Zhang.

Apesar dos desafios causados pela pandemia da COVID-19 e dos ventos contrários econômicos, a expansão da rota foi acelerada desde o início de 2022, fornecendo rotas comerciais mais eficientes para as cidades e províncias do interior da China, como Chongqing, Gansu e Hunan.

Um total de 78 novas rotas logísticas foram lançadas em 2022, a mais alta dos últimos cinco anos, mostraram dados do Centro de Coordenação de Logística e Operação do Novo Rota Internacional de Comércio Terra-Mar.

Nos três primeiros trimestres de 2022, o volume de mercadorias transportadas via Chongqing na nova rota comercial cresceu 29% de um ano anterior para 105.000 TEUs, com o valor aumentando 46% para 19,1 bilhões de yuans.

Durante o mesmo período, o comércio da China com países ao longo do Cinturão e da Estrada totalizou 10,04 trilhões de yuans, um aumento de 20,7% ano a ano, de acordo com a Administração Geral da Alfândega.

O valor das importações aumentou em 20% para chegar a 4,34 trilhões de yuans.

Observando que a otimização contínua das medidas domésticas de prevenção e controle de epidemias lhe deu mais confiança sobre o futuro, Zhang disse que sua empresa expandirá ainda mais o mercado no oeste da China e fornecerá aos clientes carne bovina de alta qualidade da América Latina.

Fonte: CHINA-CELAC FORUM