Empreendedorismo

China publica diretriz para expandir demanda nacional

Demanda Nacional da China

A China divulgou uma diretriz sobre a expansão da demanda nacional e a promoção de um sistema de demanda nacional sólido para promover seu desenvolvimento a longo prazo.

As metas de longo prazo que se estendem até 2035 incluem ver a escala de consumo e investimento atingir novos níveis e estabelecer plenamente um sistema de demanda interna sólido, disse a diretriz, emitida conjuntamente pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Conselho de Estado.

Olhando para 2035, a nova industrialização, a informatização, a urbanização e a modernização agrícola serão basicamente alcançadas, os meios de subsistência das pessoas serão melhorados, o papel de base da reforma na propulsão do desenvolvimento da demanda doméstica será impulsionado e as vantagens da China em termos de engajamento na cooperação econômica global e na competição serão aumentadas, de acordo com a diretriz.

Para atingir tais metas, o país visa impulsionar o investimento no consumo, otimizar o padrão de distribuição, reforçar a qualidade da oferta, melhorar o sistema de mercado e suavizar a circulação econômica durante o 14º Plano Quinquenal (2021-2025).

A diretriz ressaltou os esforços para implementar tarefas-chave voltadas para os principais problemas da China que impedem o crescimento da demanda interna do país a médio e longo prazo, especialmente em gargalos como a insuficiente capacidade de fornecimento efetivo e a diferença de distribuição comparativamente grande.

Serão feitos esforços para facilitar o consumo em todas as frentes e acelerar a melhoria da qualidade do consumo, otimizar a estrutura de investimento e expandir o escopo do investimento, enquanto se promove o desenvolvimento coordenado das áreas urbanas e rurais para liberar o potencial da demanda interna, de acordo com a diretriz.

Também enfatizou a necessidade de melhorar a qualidade da oferta para melhor atender a demanda, aperfeiçoar o mercado moderno e os sistemas de circulação para facilitar a ligação entre produção e demanda, enquanto aprofunda a reforma e a abertura para fortalecer o impulso de crescimento da demanda doméstica.

A diretriz diz que a China trabalhará para reforçar a prosperidade comum para cultivar o potencial de crescimento da demanda doméstica, bem como para aumentar sua capacidade de garantia de segurança para consolidar as bases para o crescimento da demanda doméstica.

Plano de implementação

Seguindo a diretriz, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC, sigla em inglês) emitiu um plano de implementação para expandir a demanda interna. O plano detalhou medidas para concluir tarefas, incluindo a promoção do consumo e investimento, liberando o potencial da demanda doméstica e melhorando a qualidade da oferta na China.

Fonte: China News