O comércio digital de alimentos frescos, conhecido como o último “oceano azul” da indústria de comércio digital, tem se tornado cada vez mais popular na China. A pandemia fez crescer de maneira considerável o número de consumidores idosos e de meia-idade no meio digital, fato que chamou a atenção.
No início de 2020, devido à quarentena, os consumidores tiveram que mudar das compras off-line para as compras on-line, incluindo os consumidores mais velhos que faziam compras offline. Isso levou à demanda de alimentos frescos por comércio digital a se transformar, instantaneamente, em demanda inelástica.
O número de usuários, a frequência de uso e o volume geral de vendas aumentaram dramaticamente. Segundo o site chinês 36Kr, durante a primeira semana do Ano Novo Chinês, o número de transações de frutas e legumes frescos efetuados através de mini programas do WeChat aumentou 149%. O número de transações do comércio digital da comunidade WeChat aumentou 322%.
Um grande número de pessoas idosas e de meia-idade que não gostavam muito da Internet se tornaram “novos fãs” do comércio digital. Ficando em casa, muitos consumidores idosos assistiram a lives divulgando produtos como frutas frescas em plataformas como Kuaishou e Pinduoduo. Em alguns municípios até os governadores vendiam frutas por meio de lives, com alguns esgotando as laranjas de seu condado em cinco minutos.
Atendendo à demanda
Buscando atender à demanda crescente, novas empresas de comércio digital também reagiram rapidamente, melhorando continuamente sua capacidade de fornecimento. A partir de 27 de janeiro, o APP de entrega Ele.me estabeleceu o primeiro lote de 100 postos de alimentos frescos em supermercados comunitários.
Em fevereiro, o APP Hema Fresh, do grupo Alibaba, lançou o serviço de “Auto-atendimento em Loja”, com 400 pontos de auto-atendimento e 300 grupos de serviços comunitários na província de Guangdong. O Tao Xianda, outro APP da Alibaba, lançou o serviço de “entrega sem contato” em 570 supermercados em 29 províncias do país.
Em 5 de fevereiro, a “Entrega dentro de uma hora” do Carrefour foi integrada ao aplicativo “Suning.com”. Posteriormente, lançou um mini programa WeChat que adquiriu mais de 500 mil usuários em apenas uma semana. Com isso, contribuiu para o crescimento de 680% das vendas de vegetais ano a ano.
A pandemia acelerou a integração dos canais de venda on-line e offline de muitos supermercados. Porém, para reter os consumidores idosos a longo prazo, as lojas devem continuar se esforçando para manter uma relação custo-benefício otimizada. A estratégia foi se engajando com a geração mais velha através das comunidades locais e melhorar constantemente os níveis de personalização de serviços para esses consumidores.
Fonte: www.36kr.com