A China possui diversos livros clássicos que atravessaram milênios e diferentes dinastias.
Para os amantes de livros, a melhor forma de conhecer a história de um país, saber sobre sua cultura e tradições, é lendo suas grandes obras da literatura.
Apesar de muitos registros possuírem linguagens antigas, o que dificulta o conhecimento dessas obras em outros países, atualmente, vários tradutores conseguem trazer uma linguagem mais acessível e de fácil compreensão. Com isso, conteúdos que até então não poderiam ser acessados são divulgados, em muitos casos, gratuitamente.
No texto de hoje, trouxemos os 10 livros clássicos mais populares na China. Confira:
- Um Sonho de Mansões Vermelhas
- Jornada para o Oeste
- Romance dos Três Reinos
- Foras-da-lei do Pântano
- O Clássico das Montanhas e dos Mares
- Os Analectos de Confúcio
- Camelo Xiangzi
- Cerco
- Grite
- Cidade Fronteiriça
1 – Um sonho de mansões vermelhas
Autor: Cao Xueqin
Dream of red mansions é considerada uma obra prima da literatura chinesa e está entre os quatro grandes clássicos da China.
Foi escrita no século XVIII, durante a dinastia Quing e acredita-se tratar de uma história semi-biográfica.
O livro é tão influente no país que já conta com mais de 14 adaptações no cinema, 10 adaptações em séries e estabeleceram estudos para analisar seu extenso conteúdo, por se tratar não apenas de um romance, mas por suas profundas conotações culturais.
2 – Jornada para o Oeste
Autor: Wu Chengen
Journey to the West, é considerado um dos quatro grandes romances clássicos da literatura da China.
O romance mitológico do escritor chinês Wu Chengen, surgiu em meados da Dinastia Ming e mantém como base a peregrinação do monge Xuanzang para a Índia, em busca de escrituras sagradas do budismo em “Grandes registros Tang sobre as regiões ocidentais”.
Jornada para o Oeste é tão popular que um dos animes japoneses mais populares de todos os tempos, o Dragon Ball, é vagamente baseado na história e o personagem Son Goku é baseada no Rei Macaco Sun Wukong.
3 – Romance dos três reinos
Autor: Luo Guanzhong
Romance of the Three Kingdoms, é uma das obras que mais vezes foi adaptada para filmes e séries. Sua influência é semelhante aos Lusíadas de Camões na literatura Portuguesa.
Esse romance histórico foi escrito por Luo Guanzhong, no século XIV e narra o período entre o final da dinastia Han e início da dinastia Jin, em que o país esteve dividido em 3 reinos que lutavam entre si para ascender ao trono imperial.
Parte dos relatos são reais, mas muitas experiências não aconteceram de fato. Contudo, para quem gosta de histórias repletas de batalhas épicas, este é um livro a ser colocado em sua lista.
4 – Margem de Água
Autor: Shi Nai’an
The Water Margin, foi escrito por Shi Nai’an e também está entre os quatro grandes romances clássicos da literatura chinesa.
Conta a história de uma revolta heróica, sobre um grupo de 108 foras da lei que se reúnem em Mount Liang, para formar um exército antes de serem anistiados pelo governo.
Ambientada na dinastia Song, é baseada em lendas e possui personagens marcantes da cultura popular chinesa.
5 – O clássico das montanhas e dos mares
Autor: Anônimo
O Clássico das Montanhas e dos Mares é uma obra da Antiguidade chinesa que descreve criaturas, deuses e humanóides.
Considerado por muitos como bestiário, um gênero literário medieval, ele mostra atributos físicos e de comportamentos de animais, reais ou fantásticos, para a construção de fábulas de caráter moralizante.
O livro possui grande relevância na cultura chinesa, até os dias atuais, muitos chineses continuam a atribuir a determinadas espécies algumas características misteriosas.
6 – Os Analectos de Confúcio
Autor: Confúcio e seus discípulos
Trata-se de uma coleção de registros linguísticos e de diálogos atribuídos ao Confúcio e seus discípulos, em que foram registrados suas palavras e ações.
Esses compilados foram escritos entres os séculos V a.C. e o I d.C. e tornou-se um livro doutrinal que serve como referência para transmissão de valores como a educação e respeito pela hierarquia.
Sua influência não acontece só na cultura e no pensamento chinês, mas também em toda a Ásia Oriental (Coréia, Japão, Vietnã).
7 – Camelo Xiangzi
Autor: Lao She
Camel Xiangzi é um dos romances mais comoventes e bem-sucedidos entre os escritores chineses da era moderna.
Ambientada entre os anos 1920 e 1930, em Beijing, tem como personagem principal um jovem chinês que resolve se tornar um condutor de riquixá (meio de transporte de tração humana em que uma pessoa puxa uma carroça de duas rodas).
O rapaz que vem do campo e não mede esforços para economizar dinheiro e comprar seu próprio veículo.
Além do sucesso dos livros, Camel Xiangzi é uma das peças mais amadas e mais bem executadas da China.
8 – Cerco – A Fortaleza sitiada
Autor: Quian Zhongshu
Escrito pelo chinês Quian Zhongshu, considerado o escritor mais importante da segunda metade do século XX, Fortress Besieged, recebeu grandes elogios dos críticos da época.
Conta a história de um grupo de intelectuais em meio a guerra, sendo o personagem principal de Fang Hongjian, que vai estudar na Europa e retorna com um falso doutorado e nenhuma ideia do que fazer com sua vida.
O romance é considerado uma das maiores obras da literatura chinesa moderna.
9 – O grito
Autor: Lu Xun
Com o título de “O diário de um louco – Contos completos de Lu Xun”, o livro traz três coletâneas de histórias curtas: “O grito”, “Hesitação” e “Histórias antigas recontadas”.
Lu Xun é considerado o pai da literatura moderna chinesa e recebeu grande destaque por apresentar a cultura chinesa de uma forma diferente e jamais exposta.
Em sua obra ele deixou simbolismos que exprimem sensações como desencanto e desorientação em uma China que se transformava de império em república.
“O Grito” foi publicado originalmente em 1923 e aborda elementos e costumes da cultura chinesa antiga.
10 – Cidade de Fronteira
Autor: Shen Congwen
Mesmo sendo uma obra quase desconhecida fora da China, Cidade de Fronteira, escrito por Shen Congwen possui grande importância dentro de seu país de origem.
Nessa ficção o enredo central é sobre uma pequena história comovente que aconteceu em uma vila fechada e harmoniosa, no oeste de Hunan.
Shen baseou essas histórias em suas próprias experiências de vida e lendas antigas contadas a ele por seus parentes.
Quer saber mais sobre a cultura da China? Leia também: 6 curiosidades sobre o Natal na China