Cultura

Como a Geração Z tem impulsionado o mercado de luxo chinês

Geração Z
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Na China, um conceito específico explica o desejo de se adquirir e usufruir de bens e materiais produzidos localmente: o Guochao. A expressão surgiu em 2018, após uma alta demanda dos jovens chineses por marcas, especialmente os da Geração Z, matérias-primas e elementos que remetem ao orgulho nacional e à nostalgia cultural, apresentados em uma versão luxuosa. Essa tendência valoriza a estética e o estilo de vida tradicional chinês, ao mesmo tempo em que incorpora elementos contemporâneos.

Esses jovens consumidores estão liderando uma mudança significativa no mercado interno e na consolidação da China como um importante centro para a indústria da moda e do luxo, com marcas locais ganhando destaque tanto nacionalmente quanto internacionalmente. O país tem produzido designers talentosos e influentes, além de abrigar importantes eventos e semanas de moda, que atraem a atenção de consumidores e profissionais do setor de todo o mundo.

Assim como acontece com diversas outras tendências da moda, as marcas precisaram se ajustar ao estilo Guochao a fim de atender à demanda do mercado e atrair os consumidores interessados nessa estética. Reconhecidas grifes chinesas como Uma Wang, Samuel Guì Yang e Yuhan Wang já adotaram esse conceito em suas recentes coleções. A influência é especialmente visível na Xiaohongshu, a maior plataforma de compartilhamento de estilo de vida da China, similar ao Instagram.

Com o aumento da demanda por produtos de luxo, marcas premium e experiências relacionadas ao Guochao tem impulsionado o setor varejista, bem como a indústria de fabricação e distribuição. Isso contribui para o crescimento econômico do país, fortalecendo ainda mais a sua posição como uma potência global no mercado de consumo.

Zak Dychtwald, um especialista em tendências do Young China Group, observou que a Geração Z da China está redefinindo a economia de consumo do país. Os jovens estão se tornando mais exigentes em relação ao consumo, buscando uma identidade cultural chinesa forte e autêntica. Essa mudança na percepção da própria cultura, pode ser interpretada como uma resposta à predominância da influência ocidental na moda e na cultura popular, refletindo um desejo de promover e preservar a herança cultural do país.

Fonte: China2Brazil
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