Economia

Comissão Reguladora de Títulos da China quer aprofundar reforma do STAR Market

Títulos da China
Fonte da imagem: Zhang Chunlei/ Xinhua

O presidente da Comissão Reguladora de Títulos da China, Wu Qing, afirmou, no Fórum de Lujiazui de 2024, que planeja aprofundar as reformas do STAR Market (The Science and Technology Innovation Board), uma iniciativa da Bolsa de Valores de Xangai (SSE) criada há cinco anos para impulsionar o setor de tecnologia na China.

De acordo com Wu Qing , a Comissão anunciará medidas para aprofundar a reforma do STAR Market, destacando ainda mais as características de “tecnologia dura” do STAR Market, aprimorando os mecanismos de emissão e subscrição, fusões e aquisições, incentivos de ações e negociações, a fim de melhor servir o desenvolvimento da inovação tecnológica e da nova força produtiva.

Até o momento, a Comissão Reguladora de Títulos, juntamente com várias partes interessadas, já lançou quase 50 regras complementares, incluindo disposições institucionais relacionadas a questões como deslistagem, distribuição de dividendos em dinheiro, redução de participações acionárias e regulamentação de negociações programadas, que são de interesse do mercado.

Wu Qing afirmou que é essencial manter a proteção dos investidores ao longo de todo o processo de construção do sistema do mercado de capitais e da aplicação da regulamentação. “Os investidores são a base do mercado. A história financeira internacional repetidamente demonstrou que, em caso de grandes riscos financeiros ou crises financeiras, causando perdas incalculáveis aos investidores e tornando impossível o desenvolvimento de alta qualidade.”

Ele enfatizou a necessidade uma supervisão rigorosa, identificar, alertar, expor e lidar precocemente com todos os tipos de riscos, e constantemente aprimorar a estabilidade intrínseca do mercado de capitais. Disse que, para todos os tipos de atividades ilegais no mercado de Títulos, é necessário combater rigorosamente de acordo com a lei, garantindo efetivamente a abertura, justiça e equidade do mercado.

Em relação aos problemas de ilegalidade e irregularidade no processo de retirada da listagem, “é necessário investigar até o fim, punir rigorosamente os responsáveis de acordo com a lei, e não permitir a impunidade.”

Wu Qing afirmou que é necessário incluir novas forças produtivas para trazer mais vitalidade ao mercado de capitais, permitindo que os investidores compartilhem melhor os frutos do desenvolvimento econômico de alta qualidade.

Wu Qing destacou que a Comissão Reguladora de Títulos da China estabelecerá um mecanismo de cooperação regular com a cidade de Xangai e, juntamente com todas as partes envolvidas, implementará medidas com maior intensidade e concretude. Irá apoiar a construção de uma bolsa de valores de classe mundial em Xangai, promover o desenvolvimento de alta qualidade dos mercados de ações e títulos, melhorar o papel dos mercados de futuros e derivativos, e aumentar continuamente a influência do “preço de Xangai”.

Irá apoiar a expansão de mais instituições financeiras estrangeiras em Xangai, assim como incentivar as instituições locais a aproveitarem as vantagens de desenvolvimento de Xangai, e acelerar o cultivo de bancos de investimento e instituições de investimento de primeira classe.

Fonte:chinanews.com