Empreendedorismo

Com foco na Gen Z, rede social chinesa Xiaohongshu dispara no primeiro trimestre

Plataforma chinesa Xiaohongshu
Fonte da imagem: Xiaohongshu / Divulgação

O lucro líquido da Xiaohongshu, uma plataforma chinesa de mídia social e comércio eletrônico, disparou cinco vezes no primeiro trimestre deste ano, depois que a empresa aumentou seus esforços de publicidade para varejistas que visam consumidoras do público feminino da Geração Z. Os lucros líquidos da empresa atingiram US$200 milhões nos três meses encerrados em 31 de março, enquanto as receitas cresceram 67% em relação ao ano anterior, para US$1 bilhão, de acordo com o relatório.

A Xiaohongshu é uma das plataformas de mídia social que mais crescem na China. O número de usuários ativos mensais cresceu 20% no ano passado, para 312 milhões de usuários. A empresa também se tornou lucrativa em 2023, com lucro líquido de US$500 milhões, enquanto as receitas aumentaram 85%, para US$3,7 bilhões.

A publicidade sempre foi a principal fonte de receita da plataforma, representando cerca de 80% de sua receita total em 2022. No entanto, essa proporção diminuiu ligeiramente no ano passado, à medida que a empresa deu mais ênfase ao comércio eletrônico.

A empresa ainda não divulgou dados de receita relacionados a seus negócios de comércio eletrônico, mas mencionou várias vezes o crescimento.

O chefe de operações de comércio eletrônico da Xiaohongshu disse em um evento em julho que o número de usuários que fizeram pedidos nas transmissões ao vivo na plataforma aumentou 9,8 vezes no último ano e meio, enquanto o número de marcas parceiras aumentou 5,2 vezes.

A empresa tem intenção de apoiar pequenas e médias empresas (PME). O número de PMEs que operam na plataforma aumentou 379% em relação ao ano anterior nos seis meses encerrados em 30 de junho, enquanto o valor total de mercadorias dessas empresas saltou 436%.

No entanto, comerciantes, consumidores e influenciadores da plataforma dizem que a empresa encontra dificuldades para competir com plataformas de comércio eletrônico especializadas. Eles apontaram que a maioria das PMEs está mais preocupada com o valor promocional da plataforma.

Fonte: chinafund.cn