Economia

Comércio eletrônico transfronteiriço impulsiona PMEs a irem para o exterior, diz presidente da FedEx China

Comércio transfronteiriço

Chen Jialiang, vice-presidente sênior e presidente da FedEx China, ressaltou sobre a tendência atual do comércio global e as oportunidades para as empresas chinesas a partir da perspectiva de observação de negócios de empresas de entregas expressas internacionais.

“O comércio eletrônico se tornou um novo ponto de crescimento para o comércio global, com a importação e exportação de comércio eletrônico transfronteiriço da China de RMB 1,7 trilhão nos três primeiros trimestres de 2023, um aumento de 14,4%”, disse Chen.

Durante a sexta edição da Exposição, Chen Jialiang falou sobre a tendência atual do comércio global e as oportunidades trazidas para as empresas chinesas a partir da perspectiva da observação de negócios de empresas de entregas expressas internacionais.

Conforme reportou o Yicai, Chen Jialiang disse que a logística transfronteiriça da China está agora demonstrando um forte crescimento, e muitas que precisam de serviços de logística transfronteiriça são pequenas e médias empresas, especialmente em roupas e mercadorias de pequeno porte, cada vez mais PMEs domésticas nas plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço para exportar seus produtos para o exterior, não somente exportam para a Europa e os Estados Unidos, mas também para países do Sudeste Asiático.

“No processo de atendimento às PMEs, descobrimos que as complexas regulamentações alfandegárias e os impostos tarifários são um grande problema para as PMEs na operação prática do comércio eletrônico transfronteiriço, o que tem um impacto importante em sua competitividade no comércio internacional”, disse. Chen Jialiang apontou que as regulamentações e políticas tributárias relevantes são muito diferentes em diferentes países, e o ambiente de negócios varia muito de país para país.

Ele sugeriu que o governo ofereça algum suporte de informações públicas para as PMEs que desejam expandir seus negócios de venda aos mercados internacionais, como a criação de um site que liste as políticas e regulamentações de diferentes países, para que as PMEs que não tenham experiências em realizar vendas ao exterior possam se informar facilmente sobre elas, e que mais exposições sejam organizadas no exterior para que as PMEs nacionais ganham visibilidade e possam ter mais plataformas e meios para exibirem seus produtos.

Fonte: yicai.com
Imagem principal: Li Muzi/ Adobe Stock