O avanço na popularidade de carros com o sistema de condução sem motorista L2, permitiu o rápido crescimento na indústria de chip de potência da China.
Desde o primeiro semestre de 2018, carros com o sistema de condução sem motorista L2 comparada com os veículos de combustíveis alternativos, obteve uma melhor penetração no mercado e um crescimento rápido em popularidade.
Com o crescimento gradual no mercado de sistema de condução sem motorista L2, o projeto para resolver o problema da escassez de chips tornou-se também um ramo quente. Isso favoreceu o rápido aumento das startups chinesas, tais como, a Horizon Robotics, a Semidrive e as empresas tradicionais Huawei, e a Leapmotor para desenvolver os chips.
Ao encarar com os pontos positivos dos produtos e das tecnologias de fábricas estrangeiras, as fábricas de chip de potência da China também estão se esforçando para melhorar a sua capacidade. Do ano passado até agora, os chips para carros da China receberam a primeira produção em massa e vários acordos.
No mercado atual, os 5 maiores e mais potentes fabricantes de chips de potência da China são: a Horizon Robotics, a Huawei, a Black Sesame Technologies e a Leapmotor.
Segundo o relatório publicado, em 2019, a penetração no mercado dos carros com o sistema de condução sem motorista L2 era apenas 5,2%, mas em 2020, a taxa de penetração passou a ser 15%. No primeiro semestre de 2021, a taxa de penetração atingiu a 17,5%. Tornando-se uma grande tendência de consumo no mercado de consumo de automóveis. Além disso, várias empresas chinesas também estão acelerando a produção em massa de chip de potência a ser colocado dentro do carro.
Horizon Robotics lança 3 modelos de chips, sendo 2 já estão instalados no carro:
- A Horizon Robotics é a empresa chinesa que começou mais cedo a desenvolver os chips de potência. Nos últimos dados mostram que, o volume de produção de chips da Horizon Robotics passou a ser mais de 400 mil peças.
(Fonte: IThome; A imagem refere-se o SUV da marca Chery.)
Huawei acelera o plano de indústria automobilística autônomo:
- Desde o ano passado, a Huawei anunciou a sua entrada na indústria automobilística. Esta empresa, além de ter desenvolvido conjuntamente com a ARCFOX, a versão HI do modelo Polar Fox Alpha S Huawei, que incorpora a solução completa de comando automático de alto nível ADS, com o controlador central de domínio de supercomputação (ADCSC) da Huawei. A empresa lançou também várias plataformas de computação de condução automática, MDC, para as empresas automotivas, que podem ser combinadas com uma variedade de sensores para serem usadas em mais modelos de veículos.
(Fonte: IThome; A imagem refere-se o modelo Polar Fox Alpha S Huawei HI.)
3 chips da Black Sesame Technologies passam do processo Tapeout
- Como uma Startup, que sempre focou no desenvolvimento de chips para carros (de alta potência computacional).
- Em junho de 2020, a empresa publicou o chip, A1000L, que tem mais de 40TOPS de força computacional. E o chip, A 1000, que tem mais de 39 TOPS de força computacional.
Fonte: IThome; A imagem esquerda é o chip A 1000L e a direita é o chip A1000.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome