Os dados divulgados pela Associação Nacional de Passageiros da China (China Passenger Car Association), em 9 de abril, mostraram que três empresas de automóveis na China excederam as vendas por atacado no mercado de automóveis de nova energia (carros elétricos) em 10.000 unidades em março, são elas: SAIC-GM-Wuling (SGMW), Tesla China e BYD. De acordo com o relatório financeiro de 2020 da Wuling, a participação média mensal de vendas do modelo Wuling Hongguang MINI EV no mercado chinês atingiu 43%, ocupando o primeiro lugar do setor.
Posição de mercado do MINIEV da Wuling
A Wuling posiciona o modelo MINIEV como um “carro de locomoção para todos”, um produto que é mais voltado no atacado com um preço acessível a todos.
O diretor de marca e marketing da Wuling, Zhou Xing disse: “Nós posicionamos o Hongguang MINI como um bem de consumo de movimento rápido (FMCG, na sigla em inglês), ela não é apenas um carro, mas um produto da moda e FMCG”.
Com este posicionamento do modelo, ela traz um preço muito inferior aos modelos padrões do mercado de carros elétricos, partindo de 28.800 yuans e variando até em 38.800 yuans.
Com tal posicionamento e preço, a Wuling Hongguang MINI EV não oferece algumas funções de carros elétricos de alto padrão como da Tesla e NIO, ela não possui câmera traseira, não suporta carregamento rápido, alcance de até 170 km e na versão light não tem airbags.
Wuling Hongguang MINIEV Macaron
De acordo com o perfil do público-alvo revelado pela Wuling, entre os atuais usuários, os consumidores entre 20 a 30 anos de idade respondem por mais de 50%, enquanto os usuários mais velhos com 60 anos ou mais respondem por apenas 9%. Entre esses usuários, a proporção de usuários femininos ultrapassa 60%, esse grupo é o principal consumidor da marca.
Em março de 2020, Wuling lançou o novo modelo Hongguang MINIEV Macaron, com duas versões a preços de 37.600 yuans e 43.600 yuans, um aumento de preço de 4.800 yuans em relação à geração anterior.
Ao mesmo tempo, as características de segurança básica do veículo foram melhoradas, com a adição de um airbag principal para o motorista, câmera traseira, luzes LED de funcionamento diurno, entre outros.
De acordo com dados divulgados pela Wuling, os pedidos para a série macaron ultrapassaram 36.000 unidades nos 14 dias para a solicitação de pedido. Entre esses usuários, os jovens da década de 85 respondem por 86%, sendo que os usuários femininos responderam por 65%.
O modelo MINIEV que já ganhou o mercado, não trouxe grande lucro para a Wuling.
O relatório financeiro de 2020 da Wuling mostra que as vendas anuais acumuladas do Hongguang MINIEV em 2020 foram cerca de 127.700 unidades, com uma participação média mensal no mercado de vendas de 43%; no entanto, o lucro líquido anual da Wuling é de apenas 140 milhões, comparado com o lucro líquido de 2019 que foi 1,69 bilhão, houve uma queda de mais de 90%.
Fonte: techsina; Zaker