O gigante chinês fabricante de automóveis SAIC Motor espera que vendas de veículos elétricos cheguem mais de 1 milhão de veículos de nova energia (NEV), em 2022.
Os embarques de carros elétricos da SAIC subiram 45,8% nos primeiros 11 meses do mesmo período do ano passado para 930.000 unidades e devem ultrapassar um milhão antes do final do ano, disse recentemente o fabricante de carros em Xangai.
A grande maioria das vendas, com 535.000 unidades, veio de sua joint venture (JV) SAIC-GM-Wuling, fabricante de seu popular mini hatchback elétrico. Este foi um salto de 34,8% em relação a um ano atrás.
A JV com a Volkswagen da Alemanha, SAIC-Volkswagen, transferiu 90.000 automóveis, um salto de 84% ano a ano, enquanto os embarques da SAIC-GM mais do que dobraram para 44.000 unidades.
E suas novas marcas de elétricos, Rising Auto e IM, começaram as entregas este ano. A IM enviou 4.545 autos nos primeiros 11 meses, enquanto a Rising Auto, que só começou a produção em massa em novembro, vendeu 1.501 unidades no mês passado.
A SAIC planeja duplicar a proporção de suas remessas de NEV para 40% das vendas totais de automóveis até 2025, acrescentou.
As vendas e a participação de mercado do NEV na China estão batendo as previsões do mercado, levando muitas montadoras de automóveis convencionais a aumentar sua produção de carros elétricos.
A Changan Automobile pretende vender 1,05 milhões de NEVs em 2025, disse o Presidente Zhu Huarong em junho.
A Dongfeng Motor estabeleceu a meta de vender um milhão de carros elétricos até 2025, disse o gerente geral adjunto You Zheng no mês passado.
Além disso, alguns fabricantes de automóveis não estão mais vendendo carros movidos a combustíveis fósseis. BYD foi o primeiro a parar de fazê-lo, dizendo em abril que em março cessou a produção de automóveis movidos a gasolina.
A unidade de fabricação de caminhões Changzheng Auto Works da Great Wall Motor informou em junho que pretende fabricar apenas automóveis elétricos. Enquanto o Forthing, da Dongfeng Motor, disse recentemente que deixará de fabricar veículos movidos a combustível fóssil dentro de cinco anos.
A taxa de penetração no mercado NEV da China pode chegar a 47% até 2025, disse o presidente e diretor executivo, Eno Tang, da divisão de peças automotivas alemã Continental da China, em entrevista recente à Yicai Global.
Fonte: Yicai