Empreendedorismo

China Three Gorges Renewables pretende investir em projeto de nova energia no deserto de Taclamacã

China Three Gorges Renewables
Fonte da imagem: Ahmed Gomaa/ Xinhua

A China Three Gorges Renewables anunciou na noite de 30 de outubro que pretende investir na construção do projeto de base de novas energias do deserto de Taclamacã, no sul do Xinjiang, província no noroeste da China. O valor do investimento dinâmico do projeto é de cerca de RMB 71,8 bilhões (cerca de US$10 bilhões).

O investidor do projeto é a Three Gorges Bazhou Ruoqiang, cujos acionistas são a China Three Gorges Renewables, a China Yangtze Power, a Three Gorges Capital Holdings e a Yangtze River Three Gorges Investment Management, com proporções de participação de 34%, 33%, 16,5% e 16,5%, respectivamente.

O capital do projeto representa 25% do valor do investimento e é contribuído pelos acionistas de acordo com a proporção de participação, de acordo com a estrutura atual de participação. O restante dos fundos necessários para a construção do projeto é resolvido através de empréstimos bancários, leasing financeiro, empréstimos fiduciários, etc.

O anúncio afirma que o projeto integra energia eólica, solar, térmica e armazenamento para exportar para outras regiões da China. Espera-se que a construção geral do projeto leve de 3 a 4 anos, durante os quais a construção de novos projetos de energia e armazenamento será ajustada de acordo com o progresso da construção do projeto de carvão térmico e do canal de transmissão, garantindo a construção e operação simultâneas do “tripé”.

O projeto de base do sul do Xinjiang é o primeiro projeto de grande base “desértica, planície e montanha” na região do sul do Xinjiang. Segundo dados públicos, as reservas de novas energias no sul do Xinjiang são grandes, de alta qualidade e boas condições de desenvolvimento, e as fontes limpas de energia, como energia eólica, solar e hidráulica, representam mais de 66%.

Após a conclusão do projeto, espera-se que forneça cerca de 36 bilhões de quilowatts-hora de energia ao Sichuan e Chongqing anualmente, aliviando ainda mais a contradição entre a distribuição geográfica desigual dos recursos naturais e da carga elétrica na China e promovendo o desenvolvimento coordenado regional.

A China Three Gorges Renewables afirma que os projetos de novas energias do projeto de base do sul do Xinjiang já obtiveram indicadores de construção e estão em pleno andamento da preparação dos procedimentos de aprovação (registro) prévia. O projeto de carvão térmico foi aprovado e os procedimentos de avaliação ambiental, avaliação de economia de energia e verificação de espaço aéreo livre do aeroporto foram concluídos. Atualmente, esses projetos ainda precisam realizar os procedimentos iniciais de uso do solo, e os procedimentos iniciais de cada fonte de energia estão sendo promovidos e concluídos de forma ordenada.

Fonte: thepaper.cn