Os dados mais recentes divulgados pela China Settlement mostram que, em 2021, houve 19,63 milhões de novos investidores no mercado de ações A na China, um aumento anual de 8,9%.
No geral, o número de investidores em ações A continuou a aumentar sem parar no ano passado, chegando a 180 milhões no final de fevereiro de 2021, ultrapassando 190 milhões no final de julho, e terminando com 197 milhões no final de dezembro.
Cenários econômicos favorecem investidores
Em uma perspectiva de longo prazo, o número de novos investidores em ações A mostra uma tendência de queda desde 2015. Em 2018, o número de novos investidores atingiu um mínimo de 6,47 milhões.
Apesar disso, a partir daquele ano, o número de aberturas de novas contas se recuperou e, em 2021, o número de investidores é quase o triplo do nível mínimo de 2018.
Em 2021, o SSE Composite Index e o SZSE Component Index aumentaram em 4,8% e 2,67%, respectivamente, e o Growth Enterprise Index aumentou 12,02%. Embora o índice não tenha aumentado muito, o mercado geral de ações A manteve-se estrutural, e alguns setores tiveram efeitos óbvios de lucro, tornando-os mais atraentes para os investidores.
Os dados mostram que, no ano passado, o PIB da China aumentou 8,1%, e a taxa de crescimento econômico está entre as melhores das principais economias do mundo.
O volume econômico total foi de 114,4 trilhões de yuans, equivalente a US$ 17,7 trilhões na taxa de câmbio média anual, ocupando o segundo lugar do mundo e respondendo por 18% da economia global.
Vale ressaltar que, juntamente com a entrada de novos investidores no mercado, o influxo de fundos do mercado acelerou e o volume de negócios das ações A atingiu um novo recorde.
De acordo com os dados, em 2021, o faturamento total do mercado de ações A excedeu 257 trilhões de yuans, com um faturamento médio de 1,06 trilhão de yuans, marcando um novo recorde.
A partir do segundo semestre de 2021, o faturamento diário de um trilhão de yuans se tornou normal. As bolsas de valores de Xangai e Shenzhen ultrapassaram 1 trilhão de yuans por 49 dias consecutivos de negociação, estabelecendo mais um novo recorde.
Fonte: Diário do Povo