Economia

China é o parceiro comercial mais importante da Alemanha pelo sexto ano consecutivo

Mesmo com um cenário econômico severo e complexo da China e no exterior durante o ano passado, o volume de comércio entre a China e a Alemanha atingiu um novo recorde, principalmente devido a três razões: orientação estratégica dos dois líderes de estado; crescimento e resiliência da economia da China; cooperação econômica e comercial China-Alemanha altamente complementar, e que abrange uma ampla gama de áreas de cooperação.

De acordo com os dados divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha em 18 de fevereiro, apesar do impacto da pandemia do COVID-19, o volume de comércio bilateral entre China e Alemanha em 2021 atingiu um novo recorde, chegando a 245,4 bilhões de Euros em um ano, um aumento anual de 15,1%.

Desde 2016, a China vem sendo o parceiro comercial mais importante da Alemanha, por seis anos consecutivos.

Em 2021, as importações totais da Alemanha foi de 1,20 trilhão de Euros, um aumento anual de 17,1%, dos quais as importações da China são de 141,7 bilhões de Euros, 20,8% maior do que o ano anterior.

A China é a maior fonte de importações da Alemanha desde 2015, além disso, também é o maior destino de exportação da Alemanha, depois dos EUA.

Desde o início da pandemia, os dois países sempre mantiveram contato próximo, cooperando ativamente em suprimentos médicos, ao mesmo tempo em que fortalece a política macroeconômica, facilitando o fluxo transfronteiriço de pessoas e mercadorias.

Essas medidas criaram condições favoráveis para o desenvolvimento estável do comércio sino-alemão e promoveram o aprofundamento da parceria econômica e comercial bilateral.

 

Fonte: Diário do Povo