Poucos dias atrás, a pesquisa de tecnologia e projeto de energia geotérmica de Matouying, na cidade de Tangshan, implantado pelo Departamento de Geologia do Campo de Carvão de Hebei, realizou geração de energia a partir de rochas secas quentes (HDR) do subterrâneo.
Esta é a primeira vez que a China consegue a geração experimental de energia geotérmica em HDR, estabelecendo uma base sólida para desenvolvimento e utilização dessas rochas subterrâneas como fonte de energia limpa.
HDR é uma espécie de meio de armazenamento de calor interno da terra e é uma fonte de energia limpa reconhecida internacionalmente. A HDR é abundante em recursos, amplamente distribuído pelo planeta e longo tempo de uso sustentável, sendo um ponto importante para o futuro desenvolvimento e utilização de recursos geotérmicos.
O projeto de exploração de HDR foi organizado e implantado em 2019 pelo Departamento de Geologia do Campo de Carvão de Hebei, perfurando a HDR mais rasa enterrada na região entre Pequim, Tianjin e Hebei, a uma profundidade de 3.965m. Estima-se que em 4.500m de profundidade e 195 km² de área, os recursos equivalem a 7,8 bilhões de toneladas de carvão padrão.
Fonte: Guang Ming Daily