Empreendedorismo

China incentiva empreendedorismo e inovação para geração de emprego

A China considera o empreendedorismo e a inovação os motores para a geração de emprego, especialmente entre os mais jovens. A diretriz foi dada pelo primeiro-ministro Li Keqiang, em uma reunião do Conselho de Estado da China.

De acordo com a agência de notícias Xinhua, o país lançará medidas para fomentar o empreendedorismo e a inovação, com foco especial no emprego e na criação de empresas por graduados, populações-chave (que ainda serão especificadas), e trabalhadores migrantes rurais que retornaram às suas cidades. “Precisamos fornecer orientação adequada para os graduados em suas expectativas de emprego e incentivá-los a iniciar seus próprios negócios”, afirmou o primeiro-ministro Li.

A estratégia de desenvolvimento orientado à inovação e o estímulo às atividades empresariais e inovadoras em toda a sociedade tem como prioridade dar impulso ao mercado, principalmente devido aos impactos causados pelo coronavírus no ambiente de desenvolvimento em 2020.

Entre as medidas de estímulo está a destinação de fundos especiais do investimento do governo central para o desenvolvimento de centros de demonstração de empreendedorismo e inovação. Além disso, edifícios de fábricas ociosos e terrenos pouco utilizados serão colocados em uso para inovação. As incubadoras que recebem investimento do governo vão disponibilizar uma parte de seus locais a graduados e trabalhadores migrantes rurais. Empreendedores iniciantes que retornam ou se mudam para o interior poderão receber subsídios pontuais.

Algumas áreas receberão incentivo como enfermagem, assistência a idosos, serviços domésticos, turismo e e-commerce, que terão a atenção de empresas, centros de demonstração de empreendedorismo e inovação e as plataformas online. Esses locais irão oferecer treinamento conjunto sobre habilidades empreendedoras para lidar com essas áreas.

As instituições financeiras serão incentivadas a fornecer serviços de seguro para o arrendamento financeiro de equipamentos e atividades empresariais. Restrições nos setores em que os fundos de seguros podem ser usados ​​para investimento em ações financeiras serão levantadas, e a transferência de cotas de investimentos em ações e investimentos em capital de risco será testada nos mercados de ações regionais.

De acordo com a Xinhua, na reunião, foi falado sobre a importância de intensificar a pesquisa básica em matemática, física, química e biologia e incentivar os adolescentes a aprender e explorar teorias básicas.

Fonte: Xinhua News Agency