Tecnologia

China desenvolve trem híbrido movido a hidrogênio

No dia 16 de junho, a CRRC Qishuyuan Co., Ltd. realizou a cerimônia de lançamento da sua primeira locomotiva híbrida movida a hidrogênio. Vários membros e diretores da CRRC participaram do evento. Na cerimônia, Xu Shibao, secretário do Comitê do Partido Comunista da China e presidente da CRRC Qishuyuan, disse que o lançamento de trens híbridos movidos a hidrogênio é uma conquista importante que a empresa alcançou na indústria de locomotivas de combustíveis alternativos.

(Fonte: CRRC; Imagem mostra os participantes da cerimônia de lançamento)

Essa é uma outra locomotiva híbrida movida a hidrogênio fabricada pela CRRC, sendo a primeira a locomotiva desenvolvida pela CRRC Datong em 27 de janeiro deste ano.

A potência deste trem é de 1400 kW, e a célula de combustível de hidrogênio nela instalada é um produto de pesquisa e desenvolvimento totalmente independente e autossuficiente, e a sua vida útil é de aproximadamente 20 mil horas.

(Fonte: IT Home; imagem ilustrativa da locomotiva)

A locomotiva tem uma velocidade projetada de 100 quilômetros por hora, uma força de tração inicial de 520 kN, conjunto de 12 cilindros, um tanque de armazenamento de hidrogênio de alta pressão de grande capacidade de 35 MPa e um hidrogênio de carga total que pode funcionar por 24 horas continuamente. A carga máxima de tração em linha reta ultrapassa 8.000 toneladas. É adequada para metalurgia, petroquímica, portos e áreas locais, manobras ferroviárias e operações de pequena operação.

A locomotiva usa células a combustível de hidrogênio, que não só são mais seguras e ecologicamente corretas, mas também apresentam baixo ruído operacional, baixo custo e manutenção mais conveniente.

Além disso, a aplicação da locomotiva não requer eletrificação da infraestrutura e pode operar nas linhas ferroviárias existentes. Sua tecnologia de integração de sistema de célula de combustível de hidrogênio pode ser usada para atualização e remanufatura de locomotivas a diesel em serviço.

Como uma nova energia verde, eficiente e sustentável, a energia do hidrogênio é considerada a energia limpa com maior potencial de desenvolvimento no século XXI.

 

Fonte: IT Home, CRRC