Tecnologia

China desenvolve primeira fonte de radiação síncrotron (HEPS) do mundo

O primeiro equipamento de pesquisa científica instalado pela fonte de radiação síncroton (HEPS, sigla em inglês), foi colocado em operação experimental nesta segunda-feira (28). O equipamento fornece capacidade de apoio à pesquisa e ensaios à Plataforma de Desenvolvimento e Teste de Tecnologia de Fontes de Luz Avançadas (PAPS, sigla em inglês). O projeto é apoiado pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, sigla em inglês) e realizado pelo Instituto de Física de Alta Energia (IHEP, em inglês), da Academia Chinesa de Ciências.

A instalação do primeiro equipamento científico marca a entrada oficial do projeto HEPS na fase de instalação do equipamento. O primeiro equipamento de acelerador instalado — o canhão de elétrons, localizado na extremidade do acelerador linear do HEPS, é a fonte de produção acelerada de elétrons, com tecnologia de produção nacional, design autónomo, e processamento nacional.

Fonte: Wenhui; A imagem refere-se o canhão de elétrons a ser instalado no HEPS.

A HEPS é um dos grandes projetos de infraestrutura científica e tecnológica do 13º Plano Quinquenal (2016-2020). A construção do projeto começou em 29 de junho de 2019, com um período de construção de 6,5 anos. Quando construído, será a primeira fonte de radiação síncroton na China e uma das fontes de quarta geração mais brilhantes do mundo, fornecendo uma importante plataforma de apoio para a investigação original e inovadora em áreas como ciência fundamental e ciência da engenharia.

Até o final de junho de 2021, a construção e a instalação da HEPS completaram cerca de 70% do volume total do projeto, e concluíram-se os testes de ensaio nos equipamentos como o magneto, a potência elétrica e outros dispositivos. E agora, entraram na fase de processamento por lote. A expectativa é que, no início de 2022, todos as unidades de construções estejam disponíveis e que as HEPS passem para a fase de instalação dos equipamentos.

Fonte: Wenhui; A imagem refere-se a aerofotografia do projeto HEPS.

O projeto PAPS, está localizado em frente à instalação da HEPS, iniciou-se a construção em maio de 2017, com uma área de terreno de 42640 m2 e uma área bruta de 21295 m2, construída com um ciclo de 4 anos.

Fonte: Wenhui; A imagem refere-se os supercondutores de 1,3 GHz 9.

Atualmente, o programa do PAPS alcançou uma série de resultados, especialmente no desenvolvimento de cavidades supercondutores de 1,3 GHz 9, que atingiu o nível de liderança internacional.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Wenhui