A China quebrou o monopólio tecnológico dos países desenvolvidos ao desenvolver de maneira independente um equipamento de refrigeração criogênica superfluida de grande escala. Em 16 de abril, a mídia Science and Technology Daily foi informado pelo Techinical Institute of Physics and Chemistry CAS (IPC na sigla em inglês), o projeto nacional de desenvolvimento de equipamentos de pesquisa científica “Investigação de sistemas de refrigeração criogênica superfluida em grande escala de hélio líquido”, e através da examinação e resultado, mostra que a China é capaz de desenvolver equipamento de refrigeração criogênica de hélio líquido a temperatura de -269℃ a kW (Kilopower) e hélio superfluido a temperatura de -271℃ hW (Hectopower).
Por trás dos cinco anos de pesquisa está o acúmulo de tecnologia por décadas
Assim como alguns materiais podem apresentar um fenômeno de supercondutividade com uma resistência elétrica nula a uma determinada temperatura, outros materiais podem apresentar um fenômeno de superfluidez como se não tivesse viscosidade a uma determinada temperatura.
Quando a temperatura esfria até 271 ℃, o hélio entra no estado de superfluidez. “Neste momento, a resistência do fluxo torna-se nula, e também há fenômenos estranhos como o hélio líquido rastejar ao longo das paredes do copo para o exterior”, disse Li Qing, cientista principal do projeto e pesquisador do IPC.
(Fonte: Science and Technology Daily; equipamento de refrigeração de grande escala)
O hélio líquido é o ideal para a fabricação de temperaturas ultrabaixas. Com o rápido desenvolvimento socioeconômico, a China se tornou um grande país para o uso de grandes equipamentos de refrigeração criogênica.
“No entanto, devido à falta de sistemas de refrigeração criogênica de grande escala, subequipamentos críticos e tecnologia integradas, os equipamentos de refrigeração de baixa temperatura da China tem sido monopolizados por países estrangeiros. Quase tudo dependia das importações”, disse Liu Xinjian vice-secretário do Comité do Partido do IPC, afirmou.
Liu xinjian disse também: “o sucesso na pesquisa do equipamento não só atende às necessidades urgentes do desenvolvimento estratégico nacional de alta tecnologia, como é o caso da grande engenharia científica, engenharia espacial e desenvolvimento de recursos de hélio, mas também promove o desenvolvimento de tecnologias avançadas em áreas relacionadas.”
O projeto criou um modelo de desenvolvimento em conjunto da investigação, aplicação e transformação
O projeto também registou importantes progressos na aplicação e nos resultados, criando um modelo de desenvolvimento em conjunto da investigação, aplicação e transformação. Em 2016, com base nas principais tecnologias geradas por este importante projeto, o IPC da CAS, em conjunto com o capital social, criou uma empresa de transformação de resultados científicos e tecnológicos Beijing Sinoscience Fullcryo Technology Co.,Ltd.
(Fonte: Science and Technology Daily; equipamento de refrigeração de grande escala)
Os refrigeradores de grande escala da potência de hectoWatt foram realizados com sucesso em utilizações, incluindo no projeto de extração de hélio por vapor flash de gás natural liquefeito (GNL, sigla em inglês) em salinas de Ningxia, o que permitiu iniciar a cadeia tecnológica para o desenvolvimento de recursos de hélio na China; aplicações em aceleradores lineares domésticos; a exportação de aplicações como o grande dispositivo científico de fusão nuclear da Korea Superconducting Tokamak Advanced Research (KSTAR, sigla em iglês), que é amplamente reconhecido pelos usuários, além de ter apoiado o desenvolvimento das indústrias relevantes.
“No futuro, continuaremos a realizar o desenvolvimento da tecnologia em equipamentos de refrigeração e liquefação de classe megaWatt, a fim de atender o desenvolvimento e a aplicação da tecnologia quântica, a pesquisa de configuração de refrigeradores de grande capacidade do nível mK”, afirmou Liu Xinjian.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Diário do Povo; Science and Technology Daily; sxdaily.com.cn