No dia 13 de janeiro, a Southwest Jiaotong University da China anunciou a abertura oficial do primeiro protótipo de trem de levitação magnética (Maglev) supercondutor de alta temperatura (HTS) na província de Sichuan, cidade de Chengdu. O Maglev tem capacidade de velocidade acima de 600km/h.
O veículo adota várias novas tecnologias, tais como corpo leve completo de fibra de carbono, o formato da cabeça é estruturado com baixa resistência e tecnologia de levitação magnética supercondutora de alta temperatura para grandes cargas. Espera-se que a velocidade atinja 620km/h, batendo um novo recorde de velocidade para o transporte terrestre no ambiente atmosférico.
A velocidade atual não é o limite, se combinado com a tecnologia de tubos de vácuo no futuro, a velocidade pode chegar a 600-800km/h.
(Trem Maglev supercondutor de alta temperatura)
O que significa alta temperatura?
A alta temperatura é relativo comparado com a temperatura baixíssima dos veículos Maglev padrões. A temperatura real é de -196°C.
O que significa supercondutor?
É a anulação da resistência elétrica no ambiente criado pelo nitrogênio.
(Trem Maglev supercondutor de alta temperatura)
Vantagens do trem de levitação magnética supercondutores de alta temperatura
Economia de energia: a levitação e orientação não requerem controle manual, o veículo não precisa estar equipado com uma fonte elétrica e sistemas relativamente simples. A levitação e orientação do veículo é resfriada somente por nitrogênio líquido barato (de 77 Kelvin, aproximadamente -196°C), e a composição do ar é 78 % de nitrogênio.
Sustentável e Verde: a levitação magnética supercondutora de alta temperatura pode levitar estaticamente e é completamente silenciosa; é um campo magnético estático que a pista magnética permanente gera, e nos locais que ficam os passageiros não têm nenhum campo magnético, não há poluição eletromagnética.
(Interno do Trem Maglev supercondutor de alta temperatura)
Alta velocidade: a altura de levitação pode ser projetada entre 10-30 mm, de acordo com a necessidade, pode depender da operação do trem em estado estacionária a baixa, média, alta e ultra-alta velocidade. Em comparação com outras tecnologias maglev, é mais adequado para o transporte de tubos a vácuo que pode atingir velocidade acima de 1000 km/h.
Segurança: a força de levitação aumenta exponencialmente à medida que a altura de levitação diminui, garantindo uma operação segura sem controle no sentido vertical. O sistema de orientação auto-estabilizante também garante uma operação segura na direção horizontal.
Conforto: a “força de aderência ao solo” do supercondutor de alta temperatura mantém o carro estável nas direções horizontal e vertical, o que é difícil de ocorrer com qualquer outro meio de transporte. Os passageiros têm uma experiência de sensação de atrito “nulo” durante a viagem.
Baixo custo operacional: Em comparação com o Maglev condutor normal da Alemanha e o Maglev supercondutor de baixa temperatura do Japão com hélio líquido, o sistema tem as vantagens do peso leve, estrutura simples e baixo custo de fabricação e operação.
Fonte: People’s Daily