Empreendedorismo

Casa de chá HeyTea lança hambúrguer de carne artificial

A casa de chá chinesa HeyTea anunciou nesta semana o lançamento de um hambúrguer de carne artificial: o “Cheeseburger de Carne do Futuro”. Para colocar no mercado o hambúrguer de laboratório, a HeyTea fez uma parceria com a startup de carnes artificiais Starfield. O produto é 100% vegetariano, com proteína de soja como matéria-prima.

“A carne artificial não possui antibióticos, nem colesterol, e o teor de proteínas é semelhante à carne bovina. Mas suas calorias são um terço da carne normal e, portanto, as pessoas que fazem exercício físico são muito adequadas para comer esse tipo de carne,” disse o chefe do restaurante físico da Starfield, em entrevista à STCN News.

O “Cheeseburger de Carne do Futuro” custa R$ 20 (25 yuan). Ele é feito de carne à base de plantas da Starfield. Cada 100 gramas de carne contêm 17,1 gramas de proteína e 5,5 gramas de fibra alimentar. As calorias são apenas 51% da carne bovina real.

Devido ao custo relativamente alto do estágio inicial da pesquisa científica, o preço da recém-lançada carne artificial é bastante alto. O plano da empresa é começar em Shenzhen, para depois a promover em cidades de primeiro nível. Desta forma, espera-se que os preços caiam juntamente com a expansão.

O negócio de carne artificial

A tendência de crescer do estilo de vida saudável atraiu a atenção do capital de risco. Em março deste ano, a Starfield recebeu na China dezenas de milhões de RMB em uma rodada de financiamento pré-A da Joy Capital, Matrix Partners China, o conhecido fundo norte-americano New Crop Capital e a Dao Foods Capital. Isso é, de longe, conhecido como o maior montante de financiamento entre as inovadoras empresas chinesas de carne artificial.

Outras marcas também lançaram produtos de carne artificial nos últimos dois meses na China. Em abril, a rede KFC e a Starbucks colocaram no mercado seus próprios produtos de carne artificial. A KFC lançou o “Cultivated Golden Nuggets” em três restaurantes em Guangzhou, Shenzhen e Shanghai. Posteriormente, a Starbucks anunciou a introdução da marca americana de substitutos de carne “Beyond Meat” no mercado continental chinês, lançando o menu “GOODGOOD” de carne artificial. Os estoques se esgotaram logo após serem colocados on-line.

Leia também: Budweiser antecipa recuperação na China após contratempo durante a pandemia

Fonte: STCN News

Fonte da foto: HeyTea