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Budweiser antecipa recuperação na China após contratempo durante a pandemia

A receita da Budweiser Ásia-Pacífico na China caiu 45,4% no primeiro trimestre de 2020. O resultado se deve à queda de 46,5% nas vendas, causada pelo surto de COVID-19, de acordo com relatório financeiro divulgado em maio.

A COVID-19 atingiu a China logo antes do início das comemorações do Ano Novo Chinês, uma das maiores ocasiões de consumo do ano. A maioria das províncias implementou um lockdown que durou do final de janeiro até o final de fevereiro de 2020. Durante o período, bares, baladas e restaurantes ficaram fechados, o que resultou em um grande declínio no volume de compras.

No entanto, a Budweiser observou o crescimento significativo do e-commerce e imediatamente realocou recursos para canais de venda na internet. Em colaboração com a Tmall, lançou um programa de balada on-line, onde os consumidores podem assistir a apresentações de DJs locais de música eletrônica enquanto pedem produtos Budweiser pela internet. Também foram feitas parcerias com os principais influenciadores para realizar lives, durante as quais os consumidores puderam fazer compras na loja Budweiser no JD.com.

De acordo com dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, em fevereiro de 2020, as vendas de cerveja da Tmall aumentaram 48,2% ano a ano. Já o volume de vendas aumentou 42,5%, enquanto o preço médio on-line aumentou 4,0%. A Budweiser e a Tsingtao Brewery foram algumas das maiores beneficiárias dessa dinâmica.

Na China, o consumo de álcool geralmente ocorre em eventos sociais, sendo bastante baixa a proporção de consumo individual. Com a volta das atividades sociais, a indústria de cerveja também retoma a produção e as vendas. Como estratégia, Budweiser afirmou no relatório que preparou uma forte campanha de verão para atrair consumidores e compensar suas perdas nos próximos trimestres.

Contudo, o fato de os consumidores chineses se preocuparem com a cerveja e sua relação com questões de saúde, algo que pode ter se intensificado durante a pandemia, irá continuar a levar as empresas a se transformarem para atender à demanda em constante mudança.