Tecnologia Economia

ByteDance tem cerca de 100 mil funcionários em 8 anos desde a sua fundação

Em 2020, o número total de funcionários da ByteDance (detentora do TikTok) saltou de 60.000 para quase 100.000, com uma média de cerca de 150 pessoas a bordo todos os dias úteis, juntando-se os mais de 240 escritórios da ByteDance em todo o mundo. Só na sua sede em Pequim, ByteDance tem quase 40 escritórios.

Uma empresa cujo negócio principal está localizado virtualmente ter 100.000 funcionários era inimaginável em alguns anos atrás. Em certo momento de 2015, Jack Ma congelou a expansão do pessoal da Alibaba em 30.000 e disse que a Ali não deveria exceder 50.000 funcionários até os seus 102 anos de idade empresarial.

Os empresários muitas vezes desconfiam das empresas que se expandem muito rapidamente, e alertam da “doença empresarial” que a escala de grandes empresas trazem consigos. Jack Ma escreveu em uma carta para seu pessoal em 2012, quando a empresa tinha apenas 20.000 funcionários sob seu comando, lembrando-os de superar a doença das grandes empresas e recriar o espírito de uma pequena empresa. Antes de morrer, Steve Jobs chamou a Apple de a maior startup do planeta, com a maior capitalização de mercado do mundo e naquele momento a Apple tinha menos de 50.000 funcionários.

A maioria das outras empresas leva de 20 a 30 anos para alcançar o número de funcionários que a ByteDance tem hoje, esta empresa comprimiu esse tempo para 8 anos.

Os problemas que vêm com a rápida expansão corporativa podem surgir futuramente. Mas não há sinal de que a ByteDance irá pressionar o botão de pausa para a expansão por esse motivo.

Entre os gigantes tecnológicos chineses e americanos, o mais curto, Jingdong, levou 17 anos para atingir 100.000 funcionários, enquanto pioneiros como Microsoft e Apple levaram quase 40 anos. Facebook e Tencent ainda nem atingiram essa escala de empregados.

No mesmo 8° ano de criação da empresa, a Microsoft tinha menos de 500 funcionários e Bill Gates tinha acabado de iniciar o desenvolvimento do Windows 1.0. Na era da Internet, tanto o Google quanto o Alibaba tinham alcançado 10.000 pessoas em seu 8° ano – um tinha acabado de comprar o YouTube e estava explorando novos negócios; o outro tinha acabado de se listar (IPO) em Hong Kong e estava arrecadando dinheiro para fomentar o plano da Taobao que ainda não lucrava.

Com o desenvolvimento do capitalismo e das startups, a nova geração de empresas de tecnologia está se expandindo mais rapidamente. Meituan, fundada em 2010, tinha 51.000 funcionários aos 8 anos de idade, metade do que a ByteDance tem hoje.

As grandes aquisições são frequentemente a razão pela qual as grandes empresas expandem seu pessoal tão rapidamente. A Microsoft adquiriu o negócio de telefonia móvel da Nokia em 2013 e a Alibaba adquiriu a ELEME Inc. em 2018, dessa maneira que entraram no clube de 100.000 funcionários pela primeira vez.

ByteDance também adquire frequentemente empresas, mas basicamente são empresas com apenas dezenas ou centenas de pessoas de cada vez, e nunca adquiriu uma empresa com dezenas de milhares de pessoas.

 

 

Fonte: 36 kr